Começa amanhã a Semana do Meio Ambiente de Jaboticabal

190

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro”. A frase consta na Declaração de Estocolmo feita na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia), em 1972. Foi na Conferência que a ONU instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. Essa data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência. Entre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.
Em Jaboticabal, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente fez uma programação que começa amanhã, com a distribuição de mudas na Praça Nove de Julho, às 8h. No dia 3, na EMEB Coronel Vaz, acontece a palestra “Queimada Urbana”. No dia 4 tem o lançamento do projeto piloto de Compostagem na Horta Municipal. No dia 5, na EMEB Tereza Noronha Carvalho (Córrego Rico), tem palestra sobre “A importância das Abelhas para o Meio Ambiente”. No dia 6, no Centro de Educação Ambiental (CEA) é oferecido o curso “Princípios e Técnicas de Poda”. Já no dia 8, alunos do curso de Gestão Ambiental e Biocombustíveis da FATEC Jaboticabal participarão do Dia de Campo Ambiental conhecendo a Nascente Modelo Municipal, Estação de Captação de Água do Córrego Rico e Aterro Sanitário Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.