Doenças periodontais

171

Quem pensa que as doenças periodontais são infecções que afetam apenas os dentes, engana-se. Elas podem aumentar o risco para doenças cardiovasculares e partos prematuros, além de estarem associadas com uma alta carga de bactérias agressivas que podem entrar na corrente sanguínea e causar infecções em outras partes do organismo. A dentista Dra. Ana Paula Sais Sallum conversou com o O Combate e esclareceu algumas dúvidas a respeito deste tema.
O Combate – Como saber se tenho infecção periodontal?
Dra. Ana Paula – Os primeiros sintomas da periodontite lembram os da gengivite. Os principais sinais da periodontite são: mau hálito; gengivas com aspecto vermelho vivo ou arroxeado; gengivas com aspecto brilhante; gengivas que sangram com facilidade (principalmente durante a escovação); gengivas sensíveis ao toque, mas que não doem de outra forma; dentes soltos; gengivas inchadas.

O Combate – Essa infecção é transmissível?
Dra. Ana Paula – Sim, a periodontite é uma doença infecto contagiosa, causada por bactérias e transmitida entre pessoas que as possuem. A doença periodontal é a evolução da gengivite, porém ao contrário desta, seus efeitos são irreversíveis.

O Combate – Essa infecção pode causar outros problemas no organismo?
Dra. Ana Paula – Pode sim. São eles: problemas cardiovasculares (algumas bactérias e o processo inflamatório despertado por elas incentivam a formação de placas que entopem as artérias); parto prematuro (moléculas inflamatórias liberadas na boca caem no sangue e podem induzir a saída precoce do bebê); pneumonia (em indivíduos com a imunidade comprometida, a bactéria pode ir até os pulmões e favorecer o acúmulo de pus); gastrite (a bactéria que causa gastrite, a H. pylori pode se instalar na boca e, quando acha espaço, vai para o estômago criar problemas); diabetes (as bactérias bucais pioram a inflamação sistêmica, condição que atrapalha o trabalho da insulina, elevando o risco de o diabetes instalar-se); artrite (substâncias de ação inflamatória que surgem na periodontite chegam a desencadear ou agravar o inchaço e a dor nas juntas); sinusite (a conexão entre boca e nariz facilita a viagem dos micróbios. Uma vez nos seios nasais, eles irritam a mucosa e instigam a formação de pus).

O Combate – Essa infecção pode ocorrer em crianças?
Dra. Ana Paula – Sim. A doença periodontal pode desenvolver-se em qualquer fase.

O Combate – Qual o melhor tratamento?
Dra. Ana Paula – O tratamento inclui limpeza profissional das bolsas ao redor dos dentes para evitar danos ao osso circundante, manutenção em casa da higiene e casos avançados podem exigir cirurgia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.