Mitos e verdades sobre os cuidados com a pele (continuação)

232

Na edição anterior do O Combate, a médica Tatiana Santos Dias Sicca respondeu às perguntas mais frequentes de quem tem dúvida sobre os cuidados com a pele. Nesta edição, os mitos e verdades acerca dos cuidados com a pele continuam a ser desvendados, com a ajuda da Dra. Tatiana. Acompanhe:

1) Lábios precisam ou não de proteção solar diária? Batons que prometem ter FPS realmente o tem?
Proteger os lábios é tão importante quanto proteger o rosto ou o corpo, especialmente por tratar-se de uma região muito sensível e que precisa de atenção especial. Todo o mal que as radiações UV causam na pele, são ainda maiores nos lábios. E outros fatores externos, como vento e frio, também prejudicam. Além de ajudar a prevenir o câncer de pele, um bom protetor labial tem propriedades hidratantes e deixa a textura da boca mais uniforme. Se a preferência é por batom, escolha os batons com filtro solar, que realmente são melhores.

2) Hidratantes que protegem e protetores que hidratam. É uma boa opção ou melhor usar os dois produtos separadamente?
Segundo pesquisas recentes, os hidratantes acrescidos de filtro em suas fórmulas são bons e funcionam muito bem, principalmente para o dia a dia e para ambientes fechados. É claro que se você for à praia ou fizer um esporte com grande exposição solar, o ideal é o protetor solar. Opte pelos hidratantes com proteção UVA e UVB. A maioria desses hidratantes tem apenas a proteção UVB (indicado pelo fator de proteção solar, ou FPS). É preciso estar atenta ao fator UVA, que é o que protege contra o fotoenvelhecimento.

3) Peles negras dispensam o protetor solar?
A pele negra possui altos níveis de melanina, proteína que dá pigmentação à pele e funciona como proteção natural aos raios solares, mas isso não significa que ela não precise do uso de filtro solar diariamente. Além disso, a proteção ainda ajuda a prevenir o ressecamento, o câncer da pele, o envelhecimento precoce e evita o efeito rebote, que pode deixar a pele mais oleosa. Quem tem a pele negra deve usar protetor solar com fator de proteção de no mínimo 15, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados.

4) Oito horas de sol seguidas (um dia inteiro na praia ou piscina) é mais perigoso que uma hora de sol por dia, em oito dias?
Sim. Isto é verdade. A exposição solar inadequada pode ser um grande perigo para a saúde da pele. As taxas de concentração das radiações UVA e UVB variam de acordo com o período do dia e oferecem diferentes consequências como o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Portanto, um dia inteiro de exposição é mais perigoso do que uma hora por dia, em horário adequado, com menor pico de radiação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.