Mulheres que honram a data de 8 de março

255

Hoje é um dia muito especial para as mulheres porque é comemorado internacionalmente o seu dia. E tem algo melhor do que comemorar valorizando mulheres que continuam a honrar a luta daquelas que tiveram uma trajetória de conquistas que levou ao cenário atual, de cada vez mais as mulheres se destacarem em todas as áreas? E em pensar que um dia nós nem podíamos votar… Hoje a situação é outra: mulher está onde quer e corre atrás de seus sonhos em qualquer área, desempenhando qualquer papel ou vários ao mesmo tempo.
Mulher é motorista de ônibus, é presidente de empresa, é pedreira, é pesquisadora, é atleta e é guia espiritual, entre outras milhares de funções. E por falar nestas duas últimas, há em Jaboticabal dois exemplos que merecem nossa homenagem, representando todas as outras: a atleta Nicole Yonanime Mota e a monja carmelita Letícia Gomes de Almeida. Elas têm quase a mesma idade e mostram que são expoentes em suas áreas. A primeira pelo talento no karate. A segunda pelo talento em acolher.
Nicole já nasceu com o karate no sangue. Desde pequena já treinava e ao longo de sua vida foi recebendo medalhas, estímulo e elogios por sua atuação, que a levou hoje a ser atleta da Seleção Brasileira de Karate. A jovem de 22 anos é líder do ranking brasileiro de kata feminino. Agora, nos Jogos de Tóquio 2020, será a vez da mestiça voltar à terra de seus ancestrais, o Japão.
Neta do sensei Yasunori Yonamine, o único em todo o Brasil com a graduação de 10o dan, e filha da técnica Simone Yonamine e do faixa preta Paulo Mota, Nicole tenta uma vaga nos próximos Jogos Olímpicos, que vão ser exatamente na terra natal do avô. Nicole é fera no kata, espécie de luta imaginária que também é modalidade olímpica. “Acredito que todos os atletas quando entram pra competir gostariam de ter alguém de sua família presente. Ter minha mãe como técnica é sem dúvida um diferencial. A rotina de treinamentos é sempre bem intensa. Alguns treinamentos são comandados por meu pai, e outros por minha mãe. São treinamentos de no máximo três horas, porém sempre com alta intensidade. Para obter melhores resultados, os atletas do kata precisam competir com maior frequência os circuitos internacionais, assim como os atletas do kumite já fazem há algum tempo. E, além disso, acredito que seria importante mais representantes do Brasil no quadro de arbitragem em eventos internacionais. O conselho que dou para alguém tornar-se um bom atleta é baseado na perseverança e na disciplina. Perseverança para continuar mesmo com os obstáculos que surgirão. E, disciplina, porque independentemente de qual seja o objetivo ela é o meu maior conselho para o sucesso”, disse Nicole.
A atleta tem razão: perseverança e disciplina são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. Ainda mais quando se trata de crescimento pessoal. Que o diga a irmã Letícia Gomes de Almeida, de 25 anos de idade, cuja perseverança em prosseguir na fé é exemplar e cuja disciplina em seguir sua vida religiosa é louvável. Além, é claro, do exemplo de abnegação e resiliência.
Letícia é uma das adoráveis monjas carmelitas que vivem no Mosteiro “Flos Carmeli”, em Jaboticabal. A simpática jovem nasceu em Guariba (SP) e é a irmã mais velha das três filhas. Ingressou no Mosteiro no dia 11 de fevereiro de 2012, professou os votos de castidade, pobreza e obediência em 2015. Está no período de formação inicial como juniorista, ou seja, se preparando para professar os Votos Perpétuos na Ordem do Carmo.
A decisão de entrar na vida religiosa contemplativa exigiu da jovem muita serenidade e reflexão. “Decidi ser carmelita para entregar minha vida inteiramente a Deus e servir ao próximo, principalmente por meio da oração. Desejo ser um sinal do amor de Deus no mundo”, disse a monja. Ela é reconhecida pelo sorriso aberto, olhar carinhoso e uma sabedoria e doçura que seria facilmente encontrada em mulheres mais velhas, mais que já emergem da jovem Letícia, que soube sempre o que queria ao fazer sua escolha.
Nicole e Letícia representam uma geração de mulheres decididas que vão atrás de seus sonhos e que merecem nosso respeito e nossos parabéns neste Dia Internacional das Mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.