Olhos saudáveis

439

Embora a poesia sempre tenha enaltecido o olhar e as pessoas saibam da importância dos olhos, muita gente ainda descuida da saúde deles. Como em todo princípio de ano, entre as promessas de mudanças, está a de cuidar mais da saúde, procuramos o oftalmologista Renato Neves, de São Paulo, para aponta dez dicas para manter a saúde dos olhos.
Ele começou com a primeira: conheça seu histórico familiar. “Muitas doenças oculares são hereditárias, desde altos graus de miopia até glaucoma ou catarata. Sendo assim, vale a pena saber o histórico da família. A prevenção é palavra-chave na saúde ocular”, disse.
Parar de fumar ou nem começar é a segunda dica. “O fumo compromete a circulação sanguínea da retina, reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue e afeta a visão em qualquer fase da vida”. Controlar o peso é a terceira. “O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de desenvolver várias doenças, entre elas o diabetes – que pode levar à perda da visão no longo prazo.
O Dr. Renato Neves indica, ainda, como quarta dica, adotar uma alimentação saudável. “Abandone aqueles maus hábitos alimentares, como excesso de fritura, sal, açúcar e carne vermelha, e adote refeições saudáveis. Durante o dia, é importante consumir frutas variadas, legumes, verduras frescas e castanhas. A ideia é aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína, já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular”.
Dica cinco: use óculos de proteção no esporte e no trabalho. “Assim como cada prática esportiva tem seus equipamentos de proteção, também os olhos merecem ser protegidos durante o esporte, as atividades de lazer e até mesmo durante alguns serviços”, lembrou o especialista.
“Ajuste os eletrônicos. A luz azul violeta visível tem o potencial de causar danos aos nossos olhos, mesmo tendo menos energia do que a luz ultravioleta. Ela está nos escritórios e escolas (luz espiral), nos aviões, nos dispositivos móveis que acessamos o tempo todo. A exposição continuada às telas pode impactar a saúde ocular de muitas formas”, deu a sexta dica, já complementando com a sétima: dê um tempo para seus olhos. “A regra 20/20 é clara: a cada vinte minutos, pare de interagir com a tela do computador/notebook/leitor/celular e olhe durante 20 segundos para algo que esteja longe. Essa medida simples evita o estresse ocular e o ressecamento dos olhos”.
Lave sempre as mãos. “As mãos são responsáveis pela propagação de grande parte das doenças. Uma mão contaminada pela conjuntivite, por exemplo, poderá propagar a doença para muitas outras pessoas até três dias depois de ter tocado uma maçaneta ou o corrimão de um ônibus”, disse lembrando que anona dica é cuidar bem das lentes de contato. E, por fim, a décima dica para ter saúde nos olhos é usar bons óculos de sol, sempre. “A exposição sem proteção aos raios solares pode causar muitas doenças oculares. É fundamental que os óculos bloqueiem entre 99% e 100% dos raios UVA e UVB. Não adianta optar por óculos piratas que não ofereçam nenhuma garantia nesse sentido”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.