Pesquisadores da FCAV estudam a salmonela

382

Mesmo diante das dificuldades financeiras que a FCAV, como todas as unidades da Unesp, enfrenta, os expoentes da instituição continuam provocando aplausos por onde passam. Um grupo de pesquisadores da Faculdade investiga genes importantes para a sobrevivência de bactérias da espécie Salmonellano trato entérico de aves. O objetivo é prevenir a infecção alimentar em seres humanos.
Existem mais de 2,6 mil sorotipos conhecidos de salmonela. Alguns deles respondem por muitos casos de infecção em animais e em humanos. A presença de certos sorotipos em produtos de aves brasileiras já motivou a Europa a barrar contêineres exportados pelo país. A legislação europeia é bastante restritiva quanto à presença dessas bactérias.
“As salmonelas colonizam muito bem o trato digestório das aves e podem ou não causar doenças. Mesmo quando não afetam a galinha, podem infectar seres humanos que dela se alimentarem”, disse Angelo Berchieri Junior, professor da FCAV-Unesp, durante palestra na Fapesp Week London, evento ocorrido nos dias 11 e 12 . Já tenho um parceiro de trabalho inglês, com quem vou me encontrar aqui, tenho contato com outro parceiro da Dinamarca. A gente tem um grupo de trabalho internacional. Só crescemos com isso”, diz Berchieri Júnior, valorizando as estratégias de internacionalização vigentes hoje na Universidade.
O docente é responsável por um Projeto Temático apoiado pela Fapesp que vai testar o efeito da deleção dos genes ttrA e pduA em três sorotipos de salmonela: Salmonella Enteritidis, S. Typhimurium e S. Heidelberg. “Escolhemos essas três porque são frequentemente encontradas em aves e podem causar infecção alimentar em humanos”, disse, explicando que das três, S. Heidelberg é a menos comum em seres humanos. No entanto, foi encontrada em cargas brasileiras de aves que não foram aceitas na Europa. “Ela está disseminada no Brasil e pode comprometer as exportações brasileiras”, disse. Participam do projeto o pós-doutorando Mauro de Mesquita Saraiva e a bióloga Gabriele Tostes Gricio, que tem bolsa de treinamento técnico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.