Refrescantes, os sucos auxiliam uma alimentação equilibrada

318

Você já deve ter ouvido falar em suco funcional. Ele nada mais é do que a mistura de frutas, verduras e hortaliças que têm papel de alimento funcional, ou seja, como o próprio nome assevera, que têm uma função. Os benefícios dos suco funcional podem variar de acordo com a composição do mesmo, mas de forma geral, podem contribuir na melhoria do funcionamento intestinal, combate do inchaço, reforço do sistema imunológico, servem como repositores de nutrientes e potencializa a eliminação de toxinas, equilibradores de pH, pois são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.
De acordo com a nutricionista Cristiane Botelho, apesar de nutritivos, os sucos não podem substituir uma refeição. “Esses sucos devem ser incorporados no dia a dia como auxiliares de uma alimentação equilibrada. Por melhor que seja a combinação dos sucos, eles não fornecem todos os nutrientes necessários para o organismo. Uma alimentação equilibrada deve ser composta por todos os grupos de alimentos incluindo, também, proteínas e carboidratos (que pouco aparecem na composição desses sucos). Além disso, durante as refeições, nosso corpo entende melhor aos comandos de saciedade durante a mastigação”, explica.
Para o melhor aproveitamento dos benefícios que o suco funcional oferece, o ideal é que seja ingerido logo após o preparo, pois as frutas perdem os nutrientes, se ingeridas, muito tempo, depois do preparo. Outra dica é escolher frutas mais maduras que normalmente são mais docinhas, assim o suco não precisa ser adoçado. Congelar, também, pode ser uma opção, sem que se percam as proteínas das frutas.
Vale lembrar, que o ideal é a ingestão do suco sem coar, pois coando perde-se as fibras e uma diversidade de nutrientes essenciais ao organismo. Procure sempre variar nos ingredientes dos sucos e, principalmente, no que diz respeito às cores dos alimentos utilizados.
Confira duas sugestões de receitas de suco funcional: o suco vermelho e o azedinho. O primeiro conta com uma laranja, meia goiaba e dois pedaços grandes de beterraba. Bater tudo no liquidificador e verá um suco cheio de cor e nutrientes. Destaque para a beterraba: rica em cálcio, mineral importante para os ossos. Também possui boa quantidade de potássio, por isso é um alimento interessante para diminuir a pressão arterial. O legume também é rico em manganês e vitaminas do Complexo B, vitamina C e ferro.
Já o suco azedinho deve contar com uma xícara (chá) de uva rosada com casca, duas maçãs verdes com casca e sem sementes, uma xícara (chá) de água mineral. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Aproveite os antioxidantes e a refrescância deste suco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.