Nossa História

Nossa história começou em 1903, com o empreendedorismo de Carlos Buck, que foi proprietário do O Combate até 1926. No início, o jornal era editado aos sábados. Tempos depois passou a ser editado às quintas-feiras e domingos.

Um dos exemplares mais antigos do “O Combate”, existente no acervo do Museu Histórico “Aloísio de Almeida”, é o de número 70, Ano II.

No expediente do jornal consta:
CARLOS BUCK – Proprietário-Gerente
Redatores: Dr. Cândido Monteclaro e Dr. Alcibíades Fontes Leite
Redação e Oficinas – Rua da Redenção (atual Rua Rui Barbosa, a partir de 1923) nº 78. Essa numeração é antiga. Segundo Aloísio de Almeida, essa numeração é a original e que, no atual sistema métrico, corresponderia ao número 921.

O jornal proclamava: “Órgão Independente, de publicação semanal aos sábados”. Em 1926, o jornal passa a ser de propriedade de Antonio Gonsales Sobrinho, que conduziu o O Combate até 1981, quando por problemas de saúde teve que interromper a produção do jornal. O O Combate, no entanto, não teve seu fim determinado porque cinco anos depois, em 1986, o professor Ayres de Campos retomou a produção do veículo de comunicação mais tradicional da cidade. O proprietário ficou à frente do jornal até seu falecimento, em 2002, quando sua filha Maria Alice de Campos assumiu a responsabilidade de continuar escrevendo a história desta terra apelidada de “Cidade das Rosas”.

Hoje o O Combate continua registrando os acontecimentos da cidade em edições semanais, circulando todas as sextas-feiras em sua versão impressa, que é assinada por pessoas que nasceram ou moraram em Jaboticabal e hoje estão fora e também por moradores da cidade.

Nós agradecemos pelo carinho de cada jaboticabalense que acredita em nosso trabalho.

Um grande abraço,
Maria Alice de Campos
Diretora do O Combate