O professor Edenir Brendolan juntou sua experiência como educador e a sensibilidade de um coração cristão para interpretar os anseios da Campanha da Fraternidade 2018 e depois de ter sido preparado, está ministrando algumas palestras sobre a proposta deste ano.
Ele destaca a importância da família e da escola no sentido de vivenciar o diálogo para combater a violência, que é o ponto central da CF 2018. “Todos os anos, a CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. Um caminho pessoal, comunitário e social que visibilize a salvação paterna de Deus. ‘Fraternidade e superação da violência’ é o tema da Campanha para a Quaresma e o Evangelho de Mateus inspira o lema: ‘Vós sois todos irmãos’. Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência é, portanto, nosso objetivo não só na Quaresma, mas em todos os momentos do ano e da vida”, argumentou o professor.
Ele enfatiza que em sua passagem pela Terra, Jesus sempre foi misericordioso e lança a questão: e qual tem sido a nossa resposta para tanto amor? “Lutar pela paz não é apenas afastar a guerra. Paz é, antes de tudo, a busca por uma nova vida em que o objetivo não seja egoístico no eu próprio e sim compartilhado com os irmãos. Que tal exercitarmos esta paz entre nós? Violência é atentar contra o outro e pode ser física ou com uma palavra mal colocada”, explicou.
Edenir lembra que sofremos e estamos quase estarrecidos com a violência. Não apenas com as mortes que aumentam, mas também por ela perpassar quase todos os âmbitos da sociedade. “A ética que norteava as relações sociais está esquecida. Hoje, temos corrupção, morte e agressividade nos gestos e nas palavras. Assim, quase aumenta a crença em nossa incapacidade de vivermos como irmãos”, destaca o professor Edenir, incitando a todos a batalhar pela superação da violência e construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça.

FONTERenata Massafera
COMPARTILHAR
Artigo anteriorSP VIP & CIA
Próximo artigoNota de falecimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.