Grafologia: ótima ferramenta para o autoconhecimento

285

A grafologia tem sido uma ferramenta a mais utilizada por pessoas que buscam o autoconhecimento e a consequente sensação de bem-estar trazida pelo mesmo. “É o estudo da forma das letras e do aspecto geral da escrita manuscrita, e tem como objetivo obter dados sobre a pessoa, tal como o seu caráter, personalidade, grau de instrução, tipo de inteligência, características emocionais, entre outros”, explicou a grafóloga Gláucia Sitta.
Segundo ela, a grafologia também tem sido usada em consultoria, e como instrumento, junto com outras ferramentas, para fazer análises de potencial de candidatos e funcionários. “Enfim, a grafologia é uma técnica que pode ser utilizada em uma infinidade de situações e pode ser bastante útil tanto no campo pessoal quanto no campo profissional e corporativo”, salienta a especialista.
Gláucia conta que a grafologia entrou na sua vida quando estava fazendo uma pós-graduação em psicanálise. “A grafologia acabou me fascinando de um tanto que emendei uma coisa com a outra. A psicologia, a psicanálise e a grafologia acabam casando-se uma com a outra, pois assim como a psicanálise, a grafologia ajuda no tratamento de alguns pacientes”, explica a terapeuta.
De acordo com suas informações, por meio de uma análise grafológica é possível analisar os padrões de escrita que identificam o estado psicológico de uma pessoa. “Aqueles que são favoráveis a esta técnica asseguram que o cérebro envia sinais para que os músculos escrevam, afirmando que não é a mão que escreve, mas sim o cérebro”, afirma Gláucia.
Ela reitera que este recurso pode ser usado para recrutamento, treinamento, orientação vocacional e para o autoconhecimento. “Recrutamento em empresas para ajudar escolher os melhores candidatos para cada tipo de vaga, levando em conta os pontos fortes e fracos de uma pessoa. Treinamento Corporativo ajudando a destacar os pontos fortes e fracos da equipe a fim de encontrar formas para promover a motivação de todos. Na Orientação Vocacional pode ser uma interessante aliada para aqueles que procuram ingressar no mercado de trabalho ou estão mudando o rumo da carreira, já que com a grafologia é possível identificar habilidades e características para que as decisões ligadas à carreira sejam tomadas com maior segurança e eficácia. Além disso, a grafologia pode ser utilizada por pessoas que buscam investir em autoconhecimento para entender melhor suas questões íntimas, podendo também contribuir de maneira positiva com as suas relações pessoais e profissionais”, concluiu a gráfologa, listando as áreas e os benefícios que a grafologia pode trazer para cada uma delas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.