Aumentou o número de pessoas com sobrepeso na pandemia. E agora?

177

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada oito adultos em todo o mundo, é obeso. Os dados são alarmantes, já que segundo a pesquisa, em 2025 aproximadamente, 2,3 milhões de pessoas provavelmente estarão com sobrepeso.
O fato das pessoas ficarem mais em casa, principalmente nos meses de maior distanciamento social, fez com que a estatística fosse engrossada com milhares de pessoas entrando para a categoria de sobrepeso. Mas, e agora? É hora de correr atrás do prejuízo e pensar naquela roupa branca que você separou para usar no réveillon e, mais ainda, na sua saúde.
Fizemos uma seleção de dicas das nossas entrevistas com nutricionistas ao longo do ano e separamos algumas atitudes que você deve incorporar no seu dia a dia.
1) Aumente o consumo de alimentos in natura: frutas, legumes, verduras. Além de darem saciedade, você terá uma alimentação muito mais rica em nutrientes.
2) Reduza já o consumo de frituras e alimentos gordurosos. O excesso pode contribuir para o ganho de peso, além de ser prejudicial para o sistema cardiovascular.
3) Respeite seus sinais de fome e saciedade. Nosso organismo emite sinais quando estamos com fome. Assim como devemos respeitar nosso sinal de saciedade e não consumir mais do que o necessário. Para isso podemos nos alimentar devagar, mastigando bem os alimentos e saboreando nossa refeição.
3) Evite o consumo exagerado de doces. O açúcar em excesso pode contribuir para o aumento de peso e elevação da glicemia. Consuma esporadicamente e somente quantidade pequena.
4) Evite líquidos durante as refeições, eles podem atrapalhar a digestão e ainda estufar o abdômen.
5) Hidrate-se, você deve ingerir líquidos ao longo do seu dia. De preferência água; que pode ser saborizada, incluindo rodelas de frutas. Chás, sem açúcar, é claro, também são ótimas opções para hidratar-se e espantar aquela vontade de ficar beliscando.
6) Opte por alimentos diversificados ao montar seu prato, quanto mais colorido melhor. Sempre lembrando que é melhor descascar do que desembrulhar.
7) Crie o hábito de realizar as refeições em casa, elabore pratos novos. E quando se alimentar na rua, opte por locais onde há comida caseira ou que você possa escolher as opções mais saudáveis e menos calóricas. Fique atenta ao self-service! É comum as pessoas quererem experimentar um pouquinho de cada prato e, no fim, abusar da quantidade.
8) Realize atividades físicas. Mas lembre-se, somente com acompanhamento de um profissional habilitado e após ter passado por uma consulta médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.