Senac promove curso gratuito para pessoas com deficiência intelectual

252

O Senac Jaboticabal está promovendo o curso Educação para o Trabalho – trampolim, que é totalmente gratuito e estimula os alunos em vários níveis para que possam conquistar vagas diversas no mercado. Com aulas expositivas e práticas, de segunda a sexta-feira, o curso é destinado a jovens a partir de 16 anos e que, preferencialmente, estejam vinculados a uma instituição especializada no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A nova turma terá início na segunda-feira, dia18, e há 20 vagas.
Motricidade, convívio social, atitude empreendedora e sustentável, responsabilidade, ética e comunicação por meio do letramento são algumas das práticas vivenciadas dentro e fora da sala aula neste programa. Foram essas experiências que permitiram ao ex-aluno Vitor Eduardo Duarte, de 24 anos, traçar novos rumos no mercado de trabalho.
Vitor cursou as aulas no Senac e conquistou uma vaga administrativa nos Correios e, atualmente, integra a equipe da Escola de Artes de Jaboticabal. A vontade de aprender o levou a estudar fotografia, criando uma nova vertente em sua carreira. Agora, ele dedica os fins de semana a esse ofício. “Nunca imaginei essa evolução. Melhorei minha renda, aprimorei habilidades e descobri outras possibilidades. Para ficar no mercado de trabalho, sei que é fundamental o respeito dos chefes, colegas e a responsabilidade em cada atividade”, diz Vitor.
Willian Silva Sant’Anna, de 21 anos, também participou do Programa Educação para o Trabalho – trampolim e ampliou seus horizontes. “Além da possibilidade de receber orientação profissional de qualidade, consegui ter mais independência para as atividades da minha rotina”, afirma o jovem. Feliz com as conquistas provenientes do conhecimento, Willian agora se dedica ao curso Auxiliar de Escritório, também no Senac, com intuito de conquistar seu primeiro emprego.
No último balanço divulgado para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho (MTE), observou-se um aumento nas vagas formais para trabalhadores com deficiências intelectuais e físicas. Ao todo, foram 441,3 mil contratações, com crescimento de 5,5%, de 2016 para 2017. Trabalhadores com deficiência intelectual tiveram 2,5 mil empregos a mais, alta de 7,3%.
Essa evolução está apoiada, principalmente, pela ação do MTE, por meio do artigo 93 da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, que define que empresas com 100 ou mais empregados devem preencher entre 2% e 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. E o curso promovido pelo Senac Jaboticabal busca contribuir com a evolução desse cenário, preparando as pessoas com deficiência para os desafios profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.