Avançam negociações sobre situação da Unesp

348

Na quarta-feira da semana passada, dia 23, o reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, foi recebido pelo secretário executivo da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Milton de Melo Santos. A reunião contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
O reitor da Unesp pôs à mesa algumas das alternativas estudadas para aliviar o desequilíbrio orçamentário e financeiro da Universidade, como o crédito suplementar extra limite, a antecipação do duodécimo de dezembro ou a antecipação de receita orçamentária de forma geral. Foi evidenciado que o apoio deveria contar com o compromisso de a Unesp realizar os ajustes necessários na direção das reformas propostas, incluindo uma avaliação da possibilidade de fechar cursos.
O Conselho Universitário da Unesp aprovou um dia antes uma indicação de parcelamento do pagamento do 13º salário de 2018 aos servidores. Em todo o Estado, a situação afeta cerca de 12,5 mil servidores. No Centro-Oeste Paulista, aproximadamente quatro mil servidores são afetados pela falta de pagamento.
Na reunião, foi proposto o pagamento do 13° salário em duas vezes, com a primeira parcela depositada até o final de fevereiro –50% do valor total– e a segunda em maio. A proposta vencedora, que obteve 48 dos 75 votos dos conselheiros, agora será avaliada pela equipe técnica da Reitoria e pela comissão de orçamento do CADE (Conselho de Administração e Desenvolvimento).
Em nota, a Unesp informou que no fim de 2018 pediu ao governo estadual um crédito suplementar para pagar o 13° aos funcionários, mas até agora não recebeu o dinheiro. A Reitoria informa que, em todo o Estado, os atrasos somam R$ 175 milhões. O governo estadual afirmou, também em nota, que até setembro do ano passado a universidade recebeu R$ 1,7 bilhão e que uma suplementação ainda será avaliada pela nova gestão.
De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) – Unesp Jaboticabal, Pedro Luís da Costa Aguiar Alves, a Comissão de Orçamento apresenta na próxima reunião do Conselho Universitário uma proposta de corte de gastos, que será adotado sem afetar o funcionamento da universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.