Começou nesta semana a campanha de vacinação contra o sarampo

192

O estado de São Paulo registrou 1352 casos de sarampo em 2020, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados na última sexta-feira, dia 7. Os números são alarmantes, mas felizmente não há registro de mortes neste ano. O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus. Em 2019, foram 16.075 casos e 14 mortes decorrentes de complicações pelo sarampo.
A Secretaria de Estado da Saúde iniciou na segunda-feira desta semana, dia 10, a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2020. O objetivo é alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença. As doses serão aplicadas em pessoas na faixa etária de 5 anos a 19 anos. Até o dia 13 de março, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo e em todas unidades de saúde de Jaboticabal também.
“É importante que todos levem a Carteira Nacional de Vacinação. Os beneficiários serão imunizados contra o sarampo, caxumba e rubéola. Para as pessoas que não tem tempo disponível, vamos organizar um sábado onde todas as unidades estarão à disposição da população”, informa diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maura Guedes Barreto.
Segundo ela, todas as unidades básicas de saúde do município (CIAFs e PSFs) atenderão no dia 15 de fevereiro, considerado o Dia D contra a doença, das 8h às 17h, inclusive nos distritos de Córrego Rico e Lusitânia. “Ressalto que essa campanha atenderá um público específico. Diante do registro de casos que aconteceram no último ano, em todo território brasileiro, é prudente que todos procurem as unidades para conferência da carteirinha de vacinação”, conclui Maura, deixando à disposição o telefone do departamento de Vigilância Epidemiológica para mais informações: (16) 3203-8545.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.