Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo alerta sobre o perigo de dirigir em dias de chuva

472

Desde a madrugada do último domingo, 16, a chuva deu o ar da graça e até o fechamento desta edição ela continuava abençoando uma região que estava padecendo na agricultura e na saúde por falta dela. Apesar dos benefícios em diversos setores, as chuvas exigem atenção multiplicada dos motoristas, por isso o Detran/SP reforça dicas de condução segura em dias chuvosos.
Dirigir sob a chuva requer cuidados especiais e atenção redobrada para chegar ao destino em segurança. Assim que a chuva começar, a primeira ação deve ser ligar o limpador de para-brisa. A dica é ajustar a velocidade do limpador de acordo com a intensidade da chuva. O equipamento é essencial para melhorar a visibilidade, por isso, é importante sempre verificar a condição das borrachas.
Outra postura importante é manter a distância. Se mesmo em dias ensolarados manter a distância do veículo à frente é importante, em dias de chuva ou tempestade ampliar a distância é fundamental, já que a pista tende a ficar escorregadia.
Caso a chuva esteja muito forte e o motorista fique sem nenhuma visibilidade, é indicado parar em um local seguro e aguardar a chuva diminuir.
Em dia chuva, com os vidros fechados, a tendência é o para-brisa embaçar e piorar a visibilidade. Para desembaçar, quem tem ar condicionado basta acionar o botão do desembaçador, colocar a ventilação no máximo na direção do para-brisa e acionar a passagem de ar externo. O ar quente também serve para desembaçar.
Manter o farol baixo ligado melhora a visualização dos veículos, principalmente se houver neblina. Nestas condições, nunca use farol alto, pois o reflexo da luz vai ofuscar a visão dos demais motoristas. Também nunca use o pisca-alerta com o carro em movimento, pois o motorista de trás pensará que seu veículo está parado.
A melhor forma de prevenir da aquaplanagem é sempre trafegar com pneus em bom estado e reduzir a velocidade em chuva forte. Mas, se ainda assim o seu carro aquaplanar, a orientação é manter a calma, retirar o pé do acelerador, não pisar nos freios nem virar a direção até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.