Sem a tradicional comemoração, que inclui cerimônia ecumênica, hasteamento de bandeiras, baile e encontro de ex-alunos, em função da pandemia, a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)/Unesp Jaboticabal, comemorou na segunda-feira desta semana 54 anos de existência apenas com o parabéns da Diretoria a alunos, docentes e servidores.
De importância inegável para Jaboticabal, a FCAV teve o primeiro período letivo do curso de Agronomia iniciando no dia 1º de junho de 1966, data em que se comemora o aniversário da instituição. Os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia iniciaram suas atividades em 1971. Em 30 de janeiro de 1976, surge a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), englobando os Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo. A partir daí, a designação da Faculdade de Jaboticabal passou a ser Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), já que até então era chamada de Faculdade de Medicina Veterinária de Jaboticabal.
A FCAV oferece os cursos de graduação de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia em período integral, e os de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e Administração, no período noturno.
O campus de Jaboticabal, que além das aulas e pesquisa é utilizado pela população como espaço de esporte e lazer, bem como para palestras para a comunidade, possui uma área de 829 hectares, dos quais aproximadamente 13 hectares são ocupados pela estrutura física; 680 hectares por atividades agropecuárias; 102 hectares abrigam parques e jardins; e 34 hectares são de matas nativas.
A estrutura física do campus é constituída por construções que somam aproximadamente 90.000 m2, incluindo prédio da administração geral, 13 departamentos, hospital veterinário, centro de convenções, laboratórios didáticos, central, de microscopia eletrônica de varredura e transmissão, biblioteca central, polo computacional, praça de esportes, Colégio Técnico Agrícola, moradia estudantil para alunos do CTA, restaurante universitário e cantinas.
Na FCAV atualmente há 2.396 alunos procedentes de todo o território nacional, sendo 1.539 dos cursos de graduação, 857 nos cursos de pós-graduação e 180 do Colégio Técnico Agrícola. Atualmente a direção da Faculdade é exercida pelos professores Antonio Sergio Ferraudo e Janete Apparecida Desidério, diretor e vice-diretora, respectivamente. A faculdade tem 176 docentes e outros 30 são do Colégio Técnico Agrícola. O total de servidores técnico-administrativos é de 376, e três pesquisadores.
Além das atividades de ensino, a FCAV se destaca também pelas atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, sempre em parceria com o poder público e entidades da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.