“Este momento talvez seja tão importante quanto o início da pandemia”. O alerta é do infectologista Fernando Vilar, da Infectologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC FMRP-USP) e responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI). O Dr. Fernando lembra que no início, todos estavam com medo do poderia acontecer e neste momento muitas pessoas já acham que conhecem a doença e se sentem encorajados a deixar as medidas de segurança, que são, principalmente, distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos.
“É um erro que pode ser fatal. A doença não foi embora, temos muitos casos acontecendo e se fraquejarmos no distanciamento social, na lavagem de mãos e no uso de máscaras pode haver um aumento expressivo de casos”, advertiu o infectologista. Vale lembrar que, em Jaboticabal, o HMSI, na sua Unidade Covid, já aumentou significativamente o número de leitos. No entanto, a ocupação, embora oscilante, sempre chega a 100%.
Para o Dr. Fernando, não é possível liberar o distanciamento social neste momento. “Se houver aumento no número de mortes, pode ser que retrocedamos da fase amarela para a laranja ou até mesmo para a fase vermelha”, comentou o Dr. Fernando.
Embora os profissionais de saúde continuem alertando para os riscos da doença, que em Jaboticabal já matou 30 pessoas até o fechamento desta edição, muitos resolveram levar vida normal e estão tendo uma rotina como se a pandemia tivesse acabado ou a vacina chegado. Enquanto muitos colocavam o comércio na berlinda, o verdadeiro perigo estava nas festas em edículas e reuniões clandestinas, sem a menor preocupação com as normas de segurança estabelecidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.