Setembro Amarelo começa amanhã com carreata pela vida em Jaboticabal

202

Carreata, cinema, apresentação musical, ações na praça lives e muitas palestras. Esta é a programação que o grupo SobreViver, de Jaboticabal, organizou para celebrar a quarta edição de seu “Um grito pela vida”. As atividades fazem parte da campanha Setembro Amarelo, encabeçada pelo grupo e que está cada vez mais ampla e diluída ao longo do ano.
Amanhã, tem carreata do Ginásio de Esportes à Praça Nove de Julho, onde será apresentado o objetivo do grupo, que sempre convida as pessoas para celebrar a vida. Nos 8, 10 e 11 tem palestra online e no dia 9, Cine pela Vida. No dia 12, encerramento da semana, tem live cultural (acompanhe a programação no quadro anexo).
E como surgiu este grupo? No fim de 2016, a psicóloga Taísa Del Vecchio, após participar de um evento sobre suicídio, refletiu e se motivou a sair da sua zona de conforto e não esperar os casos chegarem até seu consultório. A psicóloga ficou angustiada com os números de casos de suicídio e chegou à conclusão que teria de fazer algum projeto focado na prevenção. Depois de compartilhar sua angústia com o psicólogo Luís Carlos Fernandes, que nutria o mesmo sentimento, foi criada pela dupla a I Semana de Prevenção ao Suicídio, “Um grito pela vida”. O evento foi realizado em setembro, mês dedicado à prevenção de suicídio e contou com uma série de atividades, como caminhada, palestras e apresentação de filme com discussão posterior. .
No segundo ano, 2018, mais profissionais passaram a fazer parte do grupo e foi promovida a II Semana de Prevenção ao Suicídio. Com o fortalecimento do grupo, com mais psicólogos e profissionais de áreas como medicina e publicidade, as atividades também ganharam corpo. O grupo passou a ser mais conhecido e, com isto, ter uma atuação mais forte na comunidade e atrair outros profissionais que queriam ajudar a intensificar os cuidados com saúde mental.
Em 2019, o grupo passou a chamar-se SobreViver, uma jogo de palavras que priorizam a sobrevivência e falam a respeito de viver. Nesse ano, a Semana de Prevenção ao Suicídio, em sua terceira edição, sempre concomitantemente ao Setembro Amarelo, cresceu imensamente e as atividades ganharam maior visibilidade. Mais escolas foram beneficiadas com palestras; foi realizado um concurso literário; foi promovida uma mesa redonda entre religiosos e cientistas; e, além das palestras abertas ao público, foi promovido o Show Sobreviver, com apresentação esportiva, musical e um conteúdo inspirador de valorização de inspiração para a vida.
O SobreViver começou o difícil ano de 2020 bem mais estruturado, com novos membros e uma agenda não mais restrita apenas ao Setembro Amarelo, mas com participação de seus integrantes em eventos da cidade, ministrando palestras, dando entrevistas, desenvolvendo programas de rádio e com participação ativa na internet. Sem fins lucrativos, o SobreViver é formado por voluntários que têm o mesmo objetivo: a valorização da vida por meio do cuidado com a saúde mental das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.