Jaboticabal agora pertence a um número restrito de cidades brasileiras que fazem parte do maior festival de ciência do mundo, o Pint of Science. A informação é do Prof. Dr. Guilherme Lucas, docente da USP de Ribeirão Preto, que conseguiu o credenciamento de Jaboticabal para sediar o evento que já é sucesso em muitos países e que já foi realizado em Ribeirão Preto. Este ano, o evento acontecerá em 10 países, em mais de 160 cidades, durante três noites: 14, 15 e 16 de maio.
“Os cientistas vão sair dos seus laboratórios durante três noites especiais só para contar a você como é o trabalho que eles fazem e os impactos disso na sua vida! É o Pint of Science, um festival internacional de divulgação científica que nasceu na Inglaterra em 2013, e que chega a Jaboticabal este ano”, explicou o Prof Dr. Guilherme Lucas, informando que o evento será realizado no restaurante Mamma Mia e será inteiramente gratuito. “O público paga apenas o que for consumido, ou seja, ouvir sobre ciência tomando uma cervejinha é a melhor forma de aprender”, brinca o docente da USP.
Para concretizar o projeto em Jaboticabal, o professor Guilherme contou com o apoio de dois docentes da Unesp local: o vice-diretor Prof. Dr. Antônio Sérgio Ferraudo e a Prof. Dr. Adolorata Bianco de Carvalho. Os três se encontraram, definiram uma pauta de apresentações e o local do encontro, que promete ser uma oportunidade ímpar para conhecer assuntos que nos envolvem no nosso dia a dia.
“Novas descobertas científicas estão acontecendo a todo o momento e podem mudar o futuro da raça humana. Mas com que frequência você tem a chance de realmente entender como essas descobertas fascinantes são feitas e o que elas significam? Não perca essa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre alguns assuntos instigantes que estão dando o que falar e esclareça suas dúvidas diretamente com quem faz ciência. Na nossa programação tem uma variedade impressionante de temas, vamos falar de átomos, genes, vírus, cérebro, sociedade, tecnologia, sustentabilidade, planetas, galáxias e muito mais”, explicou o professor Guilherme, convidando a todos para participar.
O que é o Pint of Science
Em maio de 2013, Michael Motskin e Praveen Paul, pesquisadores do Imperial College London, realizaram o primeiro festival na Inglaterra reunindo os maiores nomes provenientes de diversos campos do conhecimento para explicar seu trabalho. A ideia deu tão certo que nos anos seguintes o projeto passou a ser realizado em mais de dez países.
O festival Pint of Science tem como objetivo proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público. Tudo isso em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares.
(Renata Massafera)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.