Jaboticabal recebe Pint of Science de braços abertos

504

Sucesso. Não há melhor palavra para definir o desempenho da primeira edição do Pint of Science em Jaboticabal. Durante três noites consecutivas o restaurante Mamma Mia recebeu mais de 700 pessoas para conhecer o maior festival mundial de divulgação científica, que estreou este ano na cidade. A proposta dos bate-papos, que aconteceram nos dias 14, 15 e 16 de maio, simultaneamente em mais de 30 países e em 56 cidades brasileiras, era esclarecer dúvidas e apresentar novidades em várias áreas do conhecimento. Missão cumprida. Aliás, segundo o coordenador do evento, Guilherme Lucas, a missão foi além do que era esperado: a inclusão viabilizada pela tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi o diferencial do Pint of Science Jaboticabal. “O conhecimento é para todos, inclusive para quem é portador de algum tipo de deficiência”, disse Guilherme, lembrando que além de deficiente auditivo, o Pint teve também a presença de deficiente visual.
O coordenador comentou que a participação do público no evento superou as expectativas. “Confesso que eu não esperava um público tão grande em uma primeira edição. Jaboticabal está de parabéns”, elogiou. Segundo ele, o sucesso da empreitada se deu em função de vários fatores. “Na verdade, foi a soma deles, começando pela escolha de temas interessantes e profissionais de excelência, além de uma divulgação eficiente e da energia boa dos convidados que ajudaram a divulgar, compareceram em peso e participaram ativamente”, disse Guilherme.
Na primeira noite as Profs. Dras. Adolorata Bianco Carvalho e Karina Bürger e o Prof. Dr. Estevam Hoppe, da Unesp Jaboticabal, abordaram as questões que envolvem a saúde única. Por exemplo: frango tem hormônio? Todo mundo pensava que tem, mas a professora explicou que não e que o risco para a saúde humana é, entre outros, consumir carne de animais que ingerem antibiótico. Na segunda noite, perguntas como diferença de tempo e clima, se o mar está de fato avançando e se a Terra está esquentando e com qual velocidade foram respondidas pelo Prof. Dr. Newton La Scala, também da Unesp Jaboticabal, que deu uma super palestra sobre mudanças climáticas globais, com bases físicas, abordando impactos e adaptações, destacando, inclusive, a agricultura. Na última noite do Pint, o Prof. Dr. Guilherme, da USP de Ribeirão Preto, o psiquiatra Dr. Vinícius Faria e a psicóloga Marina Mattos Pfaifer apresentaram a empatia sob diferentes perspectivas. Cada um mostrou essa maravilhosa capacidade de colocar-se no lugar de outro sob a ótica de sua área e foi abordado, inclusive, o que a falta de empatia provoca.
O evento, que recebeu total apoio, entre outros, do jornal O Combate, terá uma nova edição no ano que vem. “Já estamos, inclusive, recebendo sugestão de assuntos. Lembramos, entretanto, que o formato do Pint of Science é ser feito em barzinho, não dá para ser em auditório. O que podemos pensar, portanto, é de, na próxima edição, fazer em dois locais paralelamente, como acontece em muitas cidades. Em Ribeirão, por exemplo, são quatro bares. Jaboticabal tem público para isto. Esta primeira edição mostrou que a cidade tem uma população ávida por conhecimento”, encerrou Guilherme.

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de externar meus agradecimentos a todos citados na reportagem acima, incluindo o grande público presente, por terem organizado, divulgado e participado desse importante evento que deve (e tem) que continuar nos próximos anos. Obrigado a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.