A dramaturga, roteirista e mãe Livia Piccolo toda semana bate um papo com o O Combate por meio de sua newsletter, a MaterNews, e nesta semana o assunto foi justamente a variação de humor das pessoas, mães e pais, que ainda não se acostumaram, ou já se cansaram, do estilo de vida diferente imposto pela pandemia de coronavírus.
“Desânimo, irritação, pavio curto. E lá vamos nós encarar mais um dia de quarentena cheio de altos e baixos no humor. As variações não são fáceis e, convenhamos, podem intensificar-se no período pré-menstrual. Acordar de mau humor é uma armadilha, porque ele pode arrastar-se pelo dia inteiro. Vale a pena tentar contorná-lo”, disse a expert em assuntos comportamentais.
Mas, Livia, perguntamos, como lidar com este sobe-e-desce no humor e não deixar que ele atrapalhe tudo o que precisamos fazer no dia? Ela dá alguns dicas que prometemos colocar em prática. Vamos lá!
Escolha suas batalhas:
este é um clássico da maternidade. A depender do dia, não esquente a cabeça se o brócolis ficou no prato, se foi dormir sem escovar os dentes ou se a sala está cheia de poeira. Faça um exercício mental, repita para si mesma que está tudo bem.
Não tome decisões de cabeça quente: o pavio está curto? Espere a cabeça esfriar para tomar decisões, sejam elas quais forem. Quando somos levadas pela impulsividade a chance de fazer escolhas equivocadas aumenta.
Respire, respire, respire: é clichê, mas funciona. Separe alguns minutos, sente-se confortavelmente e respire. Expire lentamente. Foque no ar entrando e saindo das suas narinas. Muita gente começou a meditar na quarentena. Não à toa.
Foque na solução: Maíra Scombatti, psicóloga, diz que às vezes só precisamos nos lamentar, e isso já alivia. Então lamente seja lá o que for. O acúmulo de roupas para lavar, a escola que continua fechada, o vizinho chato que não respeita a quarentena. E depois, mude a atitude mental: tente resolver o problema, se possível.
Sem culpa e julgamento: nos dias em que o mau humor dá as caras, a tendência é sermos duras conosco e com os outros. Alivie. Sim, você erra, mas também acerta. Não se julgue tão severamente. (Renata Massafera)