Neurologista fala sobre “como encontrar o equilíbrio numa rotina frenética”

250

“Como encontrar o equilíbrio numa rotina frenética?” é a pergunta/título de um dos artigos da médica Letícia Viana Sales, em seu blog Meditassono. Segundo ela, recentes investigações em neurociências vêm unindo-se a pesquisas sobre a milenar tradição da meditação e, nesse contexto, nasceu o blog Meditassono, que se propõe a trazer aspectos interessantes e orientações atualizadas sobre esses referidos temas. “Ao longo de tratamentos no consultório de Neurologia, e conversas com pacientes, amigos e colegas de trabalho, percebi que certas dúvidas se repetem e que pequenos esclarecimentos possibilitam mudanças transformadoras para a rotina do sono”, diz a especialista.
E, então, como encontrar equilíbrio, como ter um sono tranquilo e uma vida saudável nesta rotina frenética dos dias atuais? “Você já sentiu que havia descansado nas férias mas bastou um dia de trabalho para voltar a sentir-se inundado por todo o estresse existente no mundo? Há milhares de anos o nosso cérebro funciona assim: ele gruda como velcro nos acontecimentos negativos e acaba esquecendo rápido os mais positivos. E você já se perguntou o porquê disto? Não é por acidente que isso ocorre, e sim por um mecanismo da evolução, pois para sobrevivermos às intempéries da vida tivemos que aprender a valorizar e superar obstáculos e, de certa forma, graças a esse mecanismo, sobrevivemos. Sabia que uma parte do cérebro, chamado de sistema límbico relacionado a emoções, surgido há bastante tempo no processo de evolução, é responsável por este instinto de sobrevivência? Por outro lado, uma área mais externa, intitulada córtex cerebral e relacionada à razão, desenvolveu-se muito nos últimos milênios, como a área responsável por pensamento racional, organização e planejamento entre outras funções. Enquanto houver um equilíbrio entre esse sistema límbico e o córtex, haverá harmonia entre emoção e razão”, afirma a neurologista.
Mas como manter a razão (sem entrar em pânico) e a estabilidade emocional (sem ser inundado por sentimento) numa rotina frenética? “Treinando a atenção para viver o presente, percebendo cada momento como ele é. Sentindo o que se está sentindo pode ser um caminho para esse sonhado equilíbrio. É um caminho fácil? Ninguém disse que seria! Simplesmente é um caminho e, portanto, exige também uma escolha prévia! O desenvolvimento da atenção plena é um caminho contínuo, que se dá por meio de um programa específico, no qual o aprendiz pode vivenciar e seguir desenvolvendo essa presença nos seus aspectos cotidianos. A escolha de estar no momento presente traz a percepção de sensações, sentimentos, pensamentos e até mesmo de impulsos que antes passavam despercebidos para a luz da consciência. Essa escolha envolve mais que um treino, envolve um estilo de vida com um interesse genuíno, com uma atitude gentil, curiosa e acolhedora em relação ao que quer que esteja acontecendo. Dessa forma, você pode escolher o não brigar da razão com a emoção, e mais, pode escolher não grudar nos aspectos negativos, mas optar por valorizar os momentos agradáveis e realmente relevantes”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.