Novo fascículo Personagens da História de Jaboticabal é lançado hoje

18

A dupla de historiadores Dorival Martins de Andrade e Luiz Carlos Beduschi se reúne da noite de hoje, na Escola de Arte de Jaboticabal, para lançar mais um fascículo do seu projeto “Personagens da História de Jaboticabal”. A dupla, que sempre requisita a participação de amigos como Zina Bellodi e Antônio Pascoal André, desta vez contou com a colaboração de Júlio César Berlingieri, que foi o responsável por escrever sobre a vida do imigrante italiano Victor Savério Lamparelli, empresário e ceramista que marcou a história jaboticabalense.
Para compor o fascículo, Júlio César utilizou parte de sua dissertação de mestrado e abordou não só a vida de Victor Lamparelli, mas também aspectos relacionados aos primórdios da implantação da indústria cerâmica no município. Victor Lamparelli foi um dos pioneiros da indústria cerâmica local e criador do filtro São João. Nasceu em Acquaviva delle Fonti, província de Bari, na região da Puglia, em 1987, e em 1902 veio com seus pais e tios para o Brasil, onde deixou sua marca.
Victor se casou com Nympha Ricci, em em 1922 e teve oito filhos: Walter, Walsa, Volpone, Norma, Neuza, Victor Junior, Véber e Wagner. Victor Júnior e Neuza estão vivos. Mais detalhes desta bonita história você confere no fascículo, cujo lançamento acontece hoje, a partir das 19h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.