O sonho de um jovem contagiou outros e hoje eles se juntaram em uma Organização Não Governamental (ONG) que está mostrando a outros jovens cujas preocupações se limitam a festas e paqueras, a adultos, crianças e governos que há, sim, luz no fim do túnel. O caminho que eles escolheram para encontrar esta luz e trazê-la para sua comunidade, além de expandi-la para outras cidades, estados e países, tem um nome “Share2Impact”. Traduzindo: compartilhar para impactar e este impacto causado pela nobre missão de compartilhar alimento, afeto e conhecimento alcança não só a comunidade privilegiada por ter esta ONG (Jaboticabal), mas ultrapassa fronteiras.

Tudo começou porque Pedro Luiz Messana Niero Rocha cursou Relações Internacionais e teve a oportunidade de ser voluntário no Distrito de Água Blanca, na Colômbia. A experiência “impactou” Pedro ao ponto de querer continuar com o propósito de ajudar o próximo e, o mais legal da história, não importando onde este próximo estivesse. “Compartilhamento é uma ferramenta para transformar. O problema da fome, da desigualdade, da violência e todos os demais são os mesmos em todos os locais do mundo e muitas vezes a solução adotada em um local pode ser também adotada em outro, desde que haja compartilhamento de informações”, esclareceu Pedro, mostrando que compartilhar não é apenas a sopa que distribuem em um dos projetos da ONG, ou as roupas do Varal da Solidariedade. Compartilhar vai além.

O sonho de Pedro também foi e conquistou a secretária da ONG Carolina Fraguas Benatti e os membros do Conselho Administrativo: Tiago Fraguas Benatti, Giulia Pupim Pierre, Lucas Alemagna Piffer, Lais Luiza Bellodi, Cairo Junqueira e Gabryel Sola Lopes, além de outros jovens que colaboram com a Share2Impact.

Os jovens já fizeram vários projetos e realizam amanhã o “Compartilhando na Praça”. Das 9h às 14h30, portanto, a Praça Dr. Joaquim Batista estará agitada com oficinas gratuitas: tenda do bem-estar (cabelo, design de sobrancelha, maquiagem e estética); tenda da saúde (aferição de pressão, orientações de nutrição, saúde bucal e ginástica laboral); arte e cultura (oficina de argila, musicalização e brinquedos para crianças, apresentações musicais e de capoeira); tenda dos objetivos do desenvolvimento sustentável: tenda de bebidas da Share2Impact; tenda de comida da ONG Fênix; além de pipoca gratuita.

O projeto que acontece amanhã é apenas um dos que honra a missão da ONG, que é “compartilhar conhecimentos, experiências e ideais para transformar a sociedade, agindo localmente e influenciando globalmente, tendo como objetivos norteadores os Objetivos do Desenvolvido Sustentável (ODS)”. A distribuição de sopa e de atenção a moradores em situação de rua também faz parte das ações da ONG, bem como a distribuição de roupas de uma maneira muito peculiar: a ONG pendurou um varal na calçada de sua sede, na Praça Dom Assis, e quem quisesse poderia pegar qualquer peça. Foi um sucesso para quem pegou e para quem sentiu o prazer de doar.

A preocupação destes jovens dinâmicos e visionários, no entanto, não se limita a resolver os problemas de sua comunidade, que deveriam ser solucionados pelo poder público com respaldo das altas cargas tributárias que pagamos. Eles querem conscientizar as pessoas sobre a essência do que é ser um cidadão global, alguém que não se identifica como membro de uma nação, um estado, uma tribo, que não se preocupam com problemas particulares à sua comunidade, mas que vêem o mundo como um todo. “A missão do cidadão global é envolver-se com novas temáticas”, ressaltou o presidente da ONG.

Pedro conta que para tornar a linguagem universal, a ONG está desenvolvendo um aplicativo, o Share2Impact Tradutor, para que as pessoas do mundo todo entendam o que está acontecendo em outros locais, mas na sua língua. Isto vai ao encontro dos valores da ONG, que tem espírito cosmopolita e repudia quem não respeita as diferenças culturais, econômicas e políticas que, segundo eles, não podem afetar as nações.

Projetos da ONG

– Varal da Solidariedade
– Oficina de reciclagem Recriate
– Sopão Solidário
– Orientação educacional e de profissões
– Cidadania Global
– Palestras sobre gênero, preconceito, violência, bullying e gravidez na adolescência
– Compartilhando na Praça

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.