Quais são as raças de cachorro mais espertas?

754

A inteligência não é motivo de orgulho apenas entre os humanos. Nos orgulhamos também da inteligência dos nossos pets. A Dra. Bruna Fernanda Firmo, médica veterinária, explica quais as raças de cães são as mais espertas. “A inteligência das raças caninas é avaliada por três principais parâmetros: a inteligência instintiva, de adaptação e a capacidade de aceitação de comandos e obediência. A primeira e a de adaptação são avaliadas individualmente por testes de QI”, disse Bruna, lembrando que a velocidade de execução da ordem também é considerada.
Segundo a veterinária, as 10 raças listadas como mais inteligentes são, na ordem, border collie; poodle; pastor alemão; golden retriever; dobermann; pastor de Shetland; labrador retriever; papillon, rottweiler; e boiadeiro australiano.
O border collie é originário do Reino Unido, criado para o pastoreio. Atualmente é muito comum sua aquisição para companhia. Seu temperamento é agitado, devendo respeitar a necessidade de exercícios físicos e estimulação mental diários. “É indiscutivelmente o cão mais inteligente do mundo, sendo campeão em diversas pesquisas”, destacou. O poodle é de origem francesa e é um excelente cão de companhia. De caráter amável, fiel, alegre, alerta e ativo, é o quarto cão mais popular no Brasil. O pastor alemão, como o nome já indica, é proveniente da Alemanha. É cão de guarda, policial, faro e resgate. É um cão atento, seguro, autoconfiante, equilibrado, inteligente e versátil, sendo considerado fácil de adestrar, tem boa convivência com crianças da família e outros cães, desde que socializado.
O golden é originário do Reino unido. De temperamento dócil, gentil e calmo, companheiro, dedicado, amável, obediente e confiante, mesmo com estranhos e outros animais. O dobermann é oriundo da Alemanha. A raça foi criada para ser cão de guarda e proteção pessoal. É leal, combativo, rápido, destemido e obediente. Entretanto, possui temperamento dominante, o que exige de seu tutor experiência e autoridade para educar e socializar, tornando um cão equilibrado para exercer tanto a aptidão de guarda quanto a de membro da família a qual faz parte. O pastor de Shetland é originário do Reino Unido, das Ilhas Shetland, e foi originalmente criado para ser um cão de guarda e pastor de ovelhas, sendo atualmente excelente companhia e atleta das provas de agility e flyball. O labrador retriever é de origem Canadense. É obediente, inteligente, dedicado, calmo e fácil de treinar. Atualmente, suas características foram adaptadas para serem treinados para cão guia de cegos, cadeirantes e assistência, além de cão de policial para resgate, salvamento e faro. É o famoso Marley, do livro e filme “Marley e eu”.
O papillon é da França. É um ótimo cão de companhia, principalmente para apartamentos devido seu porte, higiene, inteligência e tranquilidade, sendo assim facilmente adestráveis e silenciosos. Já o rottweiler, de origem alemã, possui temperamento dominante, valente e territorialista, o que exige de seu tutor experiência e autoridade para educar e socializar. São inteligentes e equilibrados, o que os torna devotados à sua família, inclusive crianças e outros animais, desde que bem socializados. O boiadeiro australiano é um cão ativo, alerta, corajoso, fiel, devotado e desconfiado com estranhos. “Ficou com vontade de ter um cão? Antes de adquirir um, lembre-se de pesquisar todas suas necessidades e avaliar se tem condições financeiras e de disposição para mantê-lo saudável durante toda sua vida. Possuir um cão de uma raça inteligente não significa que ele irá obedecer aos comandos de um tutor inexperiente. É necessário ter conhecimento e experiência”, encerrou Bruna. (RM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.