Quando o pão passa de coadjuvante a protagonista

639

Quando o assunto é culinária, criatividade é a palavra de ordem. Dominar os conceitos básicos de harmonização dos ingredientes faz da alimentação um ritual de prazer e quando se utiliza um alimento milenar e de gosto universal, como o pão, aí que a refeição fica ainda mais gostosa. O melhor desta história é que muitos experts de cozinha descobriram formas de transformar o pãozinho nosso de cada em dia em refeição principal e, portanto, ele passou de papel de coadjuvante, sendo servido no café da manhã ou como acompanhamento, para papel principal.
Os empresários Marcus Bari e Otílio Cazarin, proprietários da padaria Recanto Doce concordam que o pão, em suas variadas formas e sabores, é a bola da vez. “Pão deve ser consumido sempre que você tiver vontade porque o pão é uma opção muito versátil. Você pode utilizá-lo como base para antepastos, sanduíches, puro ou como base para refeições”, destacou Otílio.
Ele conta que a indústria de panificação tem se diversificado cada vez mais e hoje há uma gama cada vez maior de pães, que vai do funcional até os com fermentação natural. “Entre os mais solicitados no nosso estabelecimento podemos citar o pão doce (roscas, fatia húngara, recheados, etc.); o pão macio (caseirinho, pão São Luís, hambúrguer, etc.); os rústicos (baguete, ciabatta, italiano, australiano); o pão francês nas versões tradicional, integral com grãos ou com tapioca: os pães com recheios (gorgonzola, parmesão, etc.)”, explica o empresário.
A hora do consumo, ou seja, em qual refeição ele será consumido, bem como o tipo de pão varia de acordo a personalidade do consumidor. “Nós, por experiência, servimos pão tortano no nosso café da manhã ou croissant recheado com frango e requeijão, quatro queijos e calabresa com requeijão no nosso buffet de café da manhã e há público consumidor para isto”, comenta Otílio.
Marcus lembra que o bom e velho pão francês é o mais vendido na padaria. “Existe a questão cultural envolvida nisto, pois fomos educados para comer pão com manteiga e café com leite no nosso café da manhã. O mercado de pães de forma é muito forte também e hoje, se quisermos, podemos oferecer em um estabelecimento como o nosso mais de 20 tipos”, disse.
O sabor de um bom pão, segundo os empresários, depende de vários fatores, como técnica, ingredientes, equipamentos, temperatura, etc. O que não muda é a preferência nacional, que elegeu o pão como um dos alimentos para sacietógenos e populares, ainda que as versões mais sofisticadas estejam apenas agora sendo conhecidas pela maior parte da população.
Quer seja como sanduíche, suporte para sopa (consumido logo após o caldo terminar), recheado ou simplesmente na chapa, o pão é incontestavelmente a preferência nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.