Saúde, alterações climáticas e empatia são temas de palestras na estreia do Pint of Science em Jaboticabal

397

Na próxima semana Jaboticabal fará sua estreia no Pint of Science, o maior festival mundial de divulgação científica, no qual pesquisadores conversam com o público sobre temas de interesse. Em Jaboticabal, os temas abordados no ano de estreia da cidade no festival são: saúde única, alterações climáticas e empatia.
A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, no restaurante Mamma Mia, sempre às 19h30, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas áreas do conhecimento. Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência.
Os destaques deste primeiro ano de participação da cidade são a presença dos pesquisadores como a Prof. Dra. Adolorata Aparecida Bianco de Carvalho, que é a representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária junto ao Conselho Nacional de Saúde, e seus colegas de departamento, a Prof. Dra. Karina Burger e o Prof. Dr. Estevam G. Lux Hoppe. Eles vão abordar as questões que envolvem as relações entre humanos, animais e meio ambiente e o que isto impacta na saúde. A palestra será na primeira noite do evento.
Na segunda noite, o Prof. Dr. Newton La Scala Júnior, também da FCAV/Unesp Jaboticabal, fará uma introdução às mudanças climáticas globais, com bases físicas, abordando impactos e adaptações, destacando, inclusive, a agricultura. Newton é expert em alterações climáticas. Ele é É membro da equipe de Coordenação do Programa Fapesp de Pesquisas em Mudanças Climáticas Globais e só sua experiência de vida, com uma incrível viagem à Antártida, já vale sua presença no evento.
Na quarta-feira, dia 16, última noite do festival, o Prof. Dr. Guilherme Lucas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, divide o espaço com o psiquiatra Dr. Vinícius Faria e com a psicóloga Marina Mattos Pfaifer para discutir um tema fundamental: a empatia. A abordagem será com enfoque neurocientífico, psiquiátrico e psicológico.
A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for comprado no estabelecimento caso a pessoa queira consumir e a capacidade máxima é de 150 pessoas. Após as apresentação, haverá um delicioso momento cultural. No dia 14, voz e violão com Antonio Sergio Ferraudo. No dia 15, um acústico com Lara Ferraz. No dia 16, Lara Ferraz e Banda agitam o Pint of Science.
O Pint of Science Jaboticabal conta com o imprescindível apoio do jornal O Combate, Coplana, San Marino Negócios Imobiliários, Quality Idiomas, Damásio Educacional, Colégio Duílio Poli, agência Ecoa, Ice by Nice e FCAV/Unesp Jaboticabal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.