Tratamento ortodôntico infantil vai além de alinhar os dentes

249

Colocar aparelho é so para ficar bonito? Claro que não. O tratamento ortodôntico na infância normalmente é associado à correção do alinhamento dos dentes. Algumas crianças têm os dentes apinhados ou tortinhos, por exemplo, o que compromete tanto a estética quanto a funcionalidade. No entanto, o uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos podem ser extremamente útil para melhorar funções que, aparentemente, não estariam diretamente relacionadas à dentição.
Em entrevista ao O Combate, a ortodontista Fernanda Baboni explica que um dos benefícios que o aparelho pode proporcionar para algumas crianças diz respeito à mastigação. “A digestão dos alimentos começa na boca e quando a mordida está errada, de alguma forma, esse processo é comprometido”, comenta.
A especialista explica que quando a criança tem algum desses problemas, ela pode não conseguir triturar os alimentos corretamente, pode mastigar somente de um dos lados, ou até sentir dores. “Quando a mastigação não acontece corretamente, os pequenos podem ter outros problemas como dores de estômago, má digestão e até mesmo disfunção nutricional. As vezes, os pais nem sabem que alguns problemas de saúde podem estar relacionada a um problema ortodôntico”.
Ainda há um senso comum de que o uso de determinados tipos de aparelhos dificultam a dicção da criança, podendo até ser motivo de constrangimento na escola. Mas a verdade é justamente o contrário. “Dentes mal posicionados, apinhados ou tortos e desequilíbrio esqueléticos (ossos da face) podem causar transtornos na fala, já que eles influenciam nas funções do chamado sistema estomatognático, formado pelos dentes, músculos, ossos e outros componentes que interferem na articulação das palavras”, afirma.
A ortodontista também ressalta que os dentes fornecem apoio para a língua para proporcionar a dicção correta. Se eles estiverem mal posicionados, a criança terá dificuldades de se comunicar por esse motivo, pois não conseguirá pronunciar as palavras da forma adequada. “Isso faz com que esse paciente tenha dificuldades para se expressar e pode até prejudicar o convívio social. Por isso, a avaliação de um ortodontista é essencial para verificar se o uso do aparelho é viável para melhorar essa questão”, comenta. O contrário também é verdade, pois a posição da língua também pode interferir no posicionamento dos dentes. Por isso muitas vezes um trabalho em conjunto com um fonoaudiólogo é imprescindível.
A respiração bucal também pode ter influência nos ossos da face. Esse hábito pode provocar mal hálito, além de favorecer doenças respiratórias, como a bronquite e a rinite. A boca não tem a mesma capacidade de filtrar, aquecer e umedecer o ar, preparando-o para chegar até a traqueia, como o nariz. “Geralmente, usamos aparelhos ortopédicos para expandir a maxila e corrigir o posicionamento ósseo em caso de mordida cruzada posterior, o que favorece a respiração”, explica.
Além disso, a criança que já tem instituído o hábito de respirar pela boca pode ter más oclusões como consequência disso, ou seja, alterações maléficas na posição dos dentes e ossos da face como um todo. Nesse tipo de caso, o aparelho vem como uma forma de corrigir esse problema, que pode exigir um tratamento multidisciplinar dependendo da severidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.