Vaidade masculina está cada vez mais em alta

152

The Aesthetic Society foram realizados mais de 1,3 milhão de tratamentos estéticos em homens, sendo a cirurgia de pálpebras um dos três procedimentos mais frequentes. No início de 2020, a The Aesthetic Society, principal sociedade médica de cirurgia plástica dos Estados Unidos, previu que haveria um boom na procura de procedimentos estéticos pelos homens durante o ano, seguindo a tendência de 2019. Embora 2020 tenha sido tudo, menos previsível, parece que a sociedade acertou.
Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em Cirurgia Plástica Ocular, chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo, em comparação com 2019, houve um aumento considerável de pacientes homens em busca de melhorar a aparência facial. “Mensalmente, os homens representavam cerca de 30% ou menos dos atendimentos na clínica. Hoje, a conta está mais equilibrada. Por causa da desaceleração econômica global, alguns homens têm mais tempo livre, o que facilita o comprometimento com a cirurgia e a recuperação. Ou seja, com mais tempo disponível, eles estão mais interessados e preocupados com o autocuidado”, diz a especialista.
O outro fator determinante para o desejo de melhorar a aparência facial é que hoje, no “novo normal”, a região dos olhos é a que mais se destaca, seja numa reunião virtual ou pessoalmente, principalmente quando se usa a máscara. As reuniões virtuais funcionam como um espelho. E, ao se olhar no espelho durante muitas horas, naturalmente é mais fácil perceber aquilo que lhe incomoda na aparência”, comenta.
A Dra. Tatiana Santos Dias Sicca, de Jaboticabal, concorda. “Quem acha que os homens não estão nem aí quando o assunto é cuidar da aparência, está enganado. Cada vez mais eles têm se interessado em cuidar não só da forma física, mas também da pele, do cabelo e da barba. Algumas das queixas mais frequentes que levam o público masculino ao consultório são queda de cabelo, cicatrizes de acne, poros dilatados, rugas, gordura localizada e papada”, diz.
Segundo ela, entre os cuidados possíveis, os essenciais são: limpeza da pele, barbear, uso de protetor solar e hidratante.
“Mas aqueles que se preocupam mais em manter a pele saudável, bonita e jovem podem fazer um tratamento completo. Isso inclui esfoliante, tônico, creme anti-idade, clareador, etc. Os grandes fabricantes de cosmecêuticos no mundo estão investindo em pesquisas e produtos voltados exclusivamente para o universo masculino, uma vez que a pele do homem é diferente da pele da mulher”, explica a médica.
A Dra. Tatiana Sicca conta que os tratamentos estéticos masculinos mais procurados atualmente são aplicação de toxina botulínica (um dos tratamentos não invasivos que mais e mais homens estão aderindo para eliminação de rugas indesejadas e rejuvenescimento, sendo indicada para amenizar e corrigir as linhas de expressão da face); e preenchimento (indicado para redução do famoso “bigode chinês”, e, para reposição de volume perdido devido a emagrecimento acentuado ou envelhecimento da pele).
Radiofrequência ou ultrassom microfocado (para flacidez da pele e papada); tratamento para calvície (além do implante capilar, outros procedimentos recomendados são terapia de LED, intradermoterapia/mesoterapia e carboxiterapia); e laser (indicado para cicatrizes de acne, poros dilatados, rejuvenescimento, linhas de expressão, olheiras etc. O procedimento atua na renovação da pele, que fica com aparência mais jovem, firme e saudável) também são tratamentos bastante procurados por homens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.