Jaboticabal se prepara para a primeira edição da Feira Nacional do Amendoim

561

A luta árdua do agricultor é conhecida por todos. Lidar com problemas como oscilações no tempo, ora com excesso, ora com falta de chuva; pragas; preços altos de insumos e, muitas vezes, falta de incentivo, não é fácil. Ainda assim, na região de Jaboticabal um grupo de agricultores mostra sua força, sua determinação, e consegue, com seu trabalho diário, fazer com que a cidade se torne a “Capital Estadual do Amendoim. O título concedido pelo Governo do Estado de São Paulo veio ratificar uma vocação do município e de várias cidades vizinhas, que cultivam amendoim.
Agora o reconhecimento a estes produtores se torna ainda mais patente, com a organização de uma festa para homenageá-los: a Feira Nacional do Amendoim, que será aberta ao público e realizada nos dias 15, 16 e 17 de agosto, em sua primeira edição. A iniciativa, que é fruta da união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada, promete agradar o público e dar destaque a quem merece: o produtor.
De acordo com a Comissão Organizadora da Feira, o evento será a união de outros que já existiam, com partes dedicas apenas a profissionais, outra limitada a produtores e uma festa aberta a todos.
A Feira Nacional do Amendoim de Jaboticabal será realizada em conjunto com o XVI Encontro Sobre a Cultura do Amendoim e terá palestras técnicas, dia de campo sobre a cultura, feira de máquinas e insumos, praça de alimentação, gastronomia à base de amendoim, palestras sobre nutrição e meio ambiente e encontros entre acadêmicos, técnicos e produtores. A parte festiva da Feira conta com shows com cantores regionais durante todas as noites, visitação de estudantes de escolas públicas, almoço no dia 17 (sábado) e show, entre outras atividades que ainda estão sendo definidas.
Todo o evento, exceto a parte de campo, será realizado no Estação de Eventos Cora Coralina. A parte de campo será realizada na fazenda da Unesp Jaboticabal.
A Feira Nacional do Amendoim está sendo organizada pela Prefeitura de Jaboticabal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) – Unesp Jaboticabal, Coplana, Sicoob Coopecredi, Sindicato Rural de Jaboticabal, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (antiga CATI), IPJab, Funep, IAC, APTA, Aciaja e Neomarc Comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.