Biometria é obrigatória para eleitores de Jaboticabal

45

Falta menos de um mês para o encerramento do prazo dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo para o registro das digitais, o chamado Cadastramento Biométrico, e muitos eleitores ainda não o fizeram. O Cartório Eleitoral de Jaboticabal ficou aberto no feriado de 15 de Novembro, sexta-feira passada, para receber os eleitores, mas cerca de 16 mil eleitores ainda não registraram suas digitais e correm o risco de perder o título de eleitor.
O TRE-SP está incentivando eleitores de 478 municípios do Estado a fazer sua inscrição biométrica desde o início do ano. A biometria nestes municípios teve início em 4 de fevereiro deste ano e os eleitores que se inscreveram a partir de 2015 devem verificar se no título de eleitor há a inscrição Identificação Biométrica. Caso haja, não precisam realizar novo cadastramento.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral brasileira visa implantar, em âmbito nacional, a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao apresentar-se para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.
Em Jaboticabal (61a Zona Eleitoral), a biometria ainda não foi concluída e os eleitores têm até o dia 19 de dezembro para fazer o seu cadastramento. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, quem descumprir este prazo terá o título cancelado e sofrerá alguns contratempos, como por exemplo, obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, inscrever-se em concursos públicos e obter passaporte.
Os agendamentos da biometria no Cartório Eleitoral de cada cidade pode ser feita pelo site do TRE (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3). Caso não tenha acesso à internet, a opção é ir pessoalmente até o Cartório Eleitoral para escolher dia e horário.
Em Jaboticabal, o Cartório Eleitoral, que fica na avenida Benjamim Constant, 539, estará de plantão, a partir de 30 deste mês, todos os finais de semana, das 8h às 14h. No dia 7/12, o funcionamento será das 8h às 13h. Durante a semana, o atendimento tem sido feito após o meio dia e o atendimento costuma ser bem rápido. Devem ser feitos, também, o cadastramento de eleitores das cidades de Taiaçu e Taiúva. Os documentos necessários são: RG, título de eleitor e comprovante de residência. Tudo original, não são necessárias cópias dos documentos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone de número (16) 3202-1171.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.