Comércio de Jaboticabal volta a funcionar em horário normal e bares e restaurantes reabrem

179

O último decreto do prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori, autorizou o comércio a voltar a funcionar em horário normal, das 9h às 18h, a partir da segunda-feira desta semana, dia 31 de agosto. Bares e restaurantes também puderam ser reabertos, com o compromisso de manterem as mesas a uma distância de três metros uma da outra. A decisão visava claramente dar um fôlego para lojistas e empresários da alimentação e entretenimento, que estavam sendo sacrificados com o distanciamento social.
As normas de segurança continuam a ser uma exigência da Prefeitura de Jaboticabal (uso de máscara, álcool em gel e ocupação de acordo com o tamanho do imóvel), mas embora os comerciantes estejam respeitando as orientações e muitos consumidores já tenham se adaptado à nova rotina, o movimento em festas no fim de semana assustou muitas pessoas que permanecem preocupados com os altos índices de contaminação da Covid-19.
Na sexta-feira da semana passada (28/08), a Prefeitura de Jaboticabal já havia divulgado que cerca de 50% de todos os casos positivos de coronavírus na cidade ocorreram apenas em agosto. O primeiro mês do segundo semestre contou com 270 novos infectados, diante de um total de 537 desde o início das notificações, em março. Somados, julho e agosto correspondem a 80% das infecções por Covid-19, justamente os dois meses nos quais houve relaxamento nas normas de segurança.
O prefeito Hori disse que o comportamento das pessoas mudou de uma hora para outra. “Quando o Estado tira do vermelho e abre a porta para todo mundo, cria a impressão psicológica que todos podem voltar para a rua à vontade. Parece que há uma saturação e um certo descaso em relação à pandemia”, desabafou, lamentando que os cuidados tenham sido deixados de lado por boa parte da população.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), César Tomé, fala que o problema já começou com os governos federal e estadual falando línguas diferentes. “Com este ajuste de horários, continuamos na mesma. O comércio está mantendo as medidas de segurança que já estava adotando. Parte da população, felizmente uma minoria, não está respeitando o distanciamento social, principalmente jovens. Trata-se de um momento muito difícil para nós, mas precisamos ter consciência, uma vez que não falta informação”, disse Tomé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.