Como controlar a ansiedade?

444

A ansiedade é um grande mal mental e físico, em que o indivíduo é tomando pelas sensações de agonia e aflição. Apesar de ser um sinal de alerta para uma situação frustrante, a pessoa extremamente ansiosa tem sua vida limitada por causa de dores musculares, de cabeça, acordar em um estado de cansaço e ter um déficit de memória.
Dessa forma, o psicólogo Eraldo Melo, em entrevista ao O Combate, conta que a ansiedade é um dos grandes vilões da era moderna. “Essa sensação agoniante pode te prejudicar muito e limitar sua vida. Por isso, é necessário falar e estar em um equilíbrio emocional para saber administrar o cotidiano estressante que qualquer pessoa pode ter”, afirma.
De acordo com o especialista, é fundamental que exijam cuidados desde cedo com os ansiosos. “Por ser um estado que traz sensações ruins, a ansiedade pode trazer muitos malefícios como transtornos mais sérios e doenças graves por afetar a sua imunidade. É muito normal que um indivíduo ansioso tenha sintomas como diarreia, insônia, desconfortos e principalmente uma inquietação e a falta de concentração”, explica.
A psicóloga Marina de Carvalho Mariano comenta que a ansiedade é uma energia que pode proporcionar a ação do ser humano. Ela se apresenta em níveis e formas muito diversas. Quando bem canalizada pode incentivar a criatividade e motivar realizações. Entretanto, quando está muito intensa, pode tornar-se negativa trazendo malefícios ao indivíduo. “Uma forma de trabalhar com a ansiedade é encontrar descargas físicas a ela como, por exemplo, esportes ou trabalhos manuais. A prática de relaxamento com atenção especial à respiração também é um caminho muito eficiente para mantê-la sob controle”, indicou Marina.
Segundo a psicóloga, outro fator que tem contribuído com o aumento da ansiedade na atualidade é a pressão por produzir. “Cada dia mais agregamos tarefas ao cotidiano provocando a sensação de encurtamento do tempo. As pessoas estão sempre com pressa, aceleradas, tendo que cumprir metas e planejando cada minuto futuro. É preciso priorizar o que realmente é necessário e o que pode ficar para depois. E permitir-se parar, desconectar, fazer nada”, conclui.
Não deixar de pensar positivamente é uma ótima estratégia de motivação para controlar a ansiedade. O negativismo é uma maneira de diminuir ainda mais o psicológico de qualquer pessoa. Pense que tudo vai dar certo porque isso vai atrair coisas boas. Diminua seu estresse. Outra dica. Estar com a cabeça voltada apenas para as obrigações é extremamente estressante. Por isso, realizar alguma atividade física ou simplesmente relaxar em casa é uma ótima sugestão para não acabar influenciando uma ansiedade indesejada.
A ansiedade é um mal que vem do futuro, ao contrário de traumas, que são situações frustrantes que aconteceram e são lembrados constantemente. Ou seja, não adianta preocupar-se com o que ainda não aconteceu. Ser inteligente emocionalmente significa ser capaz de conhecer suas habilidades e também seus pontos fracos. Aceitar as limitações pode ser um passo de extrema importância para conseguir manter equilíbrio psicológico e não cair no medo e na apreensão de realizar alguma coisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.