Conselho Municipal de Saúde convoca população para a Conferência de Saúde que acontece amanhã

394

O Conselho Municipal de Saúde de Jaboticabal está convidando a população para participar da Conferência Municipal de Saúde, que acontece amanhã e que faz parte da 16a Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”. O encontro acontecerá na Câmara Municipal, das 8h às 13h, e é aberto à participação do público. Os organizadores, inclusive, atribuem à população a responsabilidade pela saúde coletiva, com o slogan: “A saúde é um direito de todos. Lutar pela saúde é um dever de todo cidadão”.
A presidente eleita do Conselho Municipal de Saúde, Adolorata Aparecida Bianco de Carvalho, destacou a importância da participação dos munícipes, uma vez que as conferências municipais fazem parte de decisões que são tomadas em caráter nacional. “Temos a etapa municipal, a etapa estadual e, finalmente, a etapa nacional, que vai acontecer de 4 a 9 de agosto. A Conferência Nacional é muito importante e acontece a cada quatro anos. Temos uma grande responsabilidade de participar destes momentos, que são propícios a exercitar nossa cidadania e nosso dever de apresentar propostas e falar das dificuldades. É o momento de unirmos forças para lutarmos pelo SUS”, adverte Adolorata, convocando todos para comparecer na reunião.
A presidente destacou que todos sabem que a saúde brasileira passa por uma enorme crise financeira e que é fundamental unir esforços para um maior controle social, o que é previsto em lei. “A participação popular é imprescindível e é determinada por lei, tanto pela Constituição quando pela Lei 8080 que normatiza o SUS. As conferências, portanto, são um espaço para a população manifestar-se”, ratificou Adolorata.
À conferência, antecederam duas pré-conferências. A primeira foi realizada nesta segunda-feira, dia 8, na Escola Municipal Carlos Nobre Rosa. Na terça, dia 9, aconteceu na Escola Municipal Paulo Freire a segunda pré-conferência.
Tanto o Conselho Municipal de Saúde quanto a Secretaria Municipal de Saúde convidam a todos para participar. e lembram que a partir das propostas feitas nesta primeira etapa é que serão definidas as ações do plano plurianual da saúde brasileira, ou seja, a base é que definirá o que será encaminhado para o Estado e adotado pela Nação.
A organização da Conferência Municipal de Saúde está a cargo do Conselho de Saúde e da Secretaria de Saúde de Jaboticabal e conta com a atuação dos residentes do Programa de Saúde da Unesp (Residência Profissional em Medicina Veterinária e Saúde).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.