Definidos os candidatos à Presidência da República

239

O prazo para as convenções partidárias terminou no último domingo e no decorrer desta semana o Brasil foi apresentado aos 13 candidatos que até agora já firmaram sua candidatura. Dos 19 pré-candidatos que estavam sendocotados, o número diminuiu e 14 partidos aprovaram candidatos para a disputa da Presidência da República.
O PCdoB, que iria lançar ssua própria candidata, decidiu ingressar na coligação encabeçada pelo PT e não deverá registrar a candidatura da deputada Manuela D’Ávila. O prazo para registro dos candidatos na Justiça Eleitoral vai até o próximo dia 15.
Embora a chapa a ser registrada pelo PT reúna o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad a vice-presidente, o acordo com o PCdoB prevê que a deputada estadual Manuela D’Ávila (RS) futuramente ocupe a vaga de vice. (Veja texto anexo à foto)
Lula está preso desde abril em Curitiba, condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro – o que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, o torna inelegível, questão, no entanto, contestada pelo PT. A decisão do TSE só deve ser julgada depois do registro oficial.
Com a formação de coligações, partidos que decidem não lançar candidato se unem àqueles que optam por ter candidatura própria. Dessa forma, aumentam o tempo de TV do candidato coligado e o dinheiro do fundo eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.