Senac dinamiza ensino com bolsas de estudo e traça perfil paisagístico de Jaboticabal

292

A unidade do Senac Jaboticabal tem mais de 70 vagas gratuitas para formações que abrangem áreas como meio ambiente, arquitetura e urbanismo, eventos e lazer, saúde e bem-estar, tecnologia da informação e gestão e negócio. “As bolsas de estudo são oportunidades de inclusão que transformam a vida de milhares de pessoas. Assim como as programações pagas, os cursos gratuitos prezam pela qualidade e excelência que guiam o Senac há mais de 70 anos”, destaca João Paulo Jacomelli, gerente em exercício do Senac Jaboticabal.
Para candidatar-se a uma vaga gratuita, é preciso ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais, além de cumprir os requisitos da formação desejada. As inscrições podem ser realizadas no Portal Senac até dois meses antes da data de início do curso, a partir das 12 horas da manhã (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo), e se encerram cinco dias úteis antes da data de início, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.
Entre as turmas com inscrições abertas estão Básico em Organização de Eventos; Almoxarife; Administração Financeira; Escrituração Fiscal; Marketing: Criatividade e Inovação; Cuidador de Idoso; Introdução ao Paisagismo; Técnico em Nutrição e Dietética; em Segurança do Trabalho; e em Enfermagem.
E por falar em paisagismo…
O paisagismo é um espelho da natureza, segundo afirmam Fernanda Galindo Acre e João Teixeira Neto, docentes da área de arquitetura e urbanismo do Senac Jaboticabal. Para despertar o olhar da população e profissionais do setor para as belezas locais e valorizar as vegetações regionais e as áreas verdes urbanas, eles traçaram um perfil das riquezas naturais da cidade e região.
O município e seus entornos estão inseridos em um lugar de transição entre o cerrado e a Mata Atlântica do interior, por isso contam com áreas secas e úmidas, compostas por vales de córregos e riachos, onde estão florestas com espécies de árvores típicas. Antigamente, braúna, jacarandá-caviúna, canela-sassafrás, pau-d’óleo, ipê amarelo, orquídeas e bromélias eram algumas das que habitavam o local. Hoje, a espécie predominante na arborização urbana é o oiti. De acordo com João Neto, esse predomínio pode causar problemas futuros. “Se o oiti for suscetível a doenças muitos exemplares poderá morrer, causando um maior desequilíbrio ambiental. Por isso existe a necessidade de diversificação de espécies”, disse ele, acrescentando que as riquezas de Jaboticabal e região vão além da flora. O bioma antigo abrigava diversas espécies de mamíferos que hoje estão ameaçados de extinção, como a jaguatirica, a paca e o cachorro-do-mato. “As aves eram outros destaques na região, tínhamos jacu, curiango, saracura, guacho, sabiá, joão-de-barro, coleirinha”, conta João.
Nos locais mais secos, como nos topos das montanhas, a vegetação era, e ainda é, de cerrado. Dessa forma, o que predomina são as árvores retorcidas com folhas duras, porém com flores e frutos. Fernanda explica que uma espécie muito presente é a jabuticabeira. A árvore é originária do Brasil e costuma medir entre seis e nove metros. “Existe uma ampla variedade da espécie, as mais apreciadas são a sabará, a paulista, a ponhema, a rajada e a híbrida, esta é a mais cultivada, devido à velocidade da sua produção”, afirma a docente do Senac. “Em apenas três anos ela já começa a dar frutos, enquanto as outras levam de 12 a 15 anos para a primeira florada”, conta, destacando uma cuirosidade: pela força e grande disseminação das árvores frutíferas na região, as principais homenageiam muitas cidades vizinhas, como Pitangueiras, Taiúva, Taquaritinga, Taquaral, Pradópolis e Jaboticabal.
Para interessados em cultivar árvore nativas, os docentes dão algumas dicas. O ipê branco ou amarelo, jequitibá-rosa, quaresmeira, paineira, jacarandá, jenipapo e embaúba são as mais indicadas para ambientes externos. Já para locais internos, é melhor optar por orquídea de chão (Oeceoclades maculata) ou orquídea do café (Ionopsis utricularioides).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.