Dia Mundial da Alimentação

269

Comemorado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação foi criado com o objetivo de gerar uma reflexão sobre a situação atual da alimentação no mundo. Enquanto muitas pessoas vivem em dieta restritiva por escolha, outras milhões sofrem de insegurança alimentar, ou seja, não possuem uma alimentação saudável, de qualidade ou em quantidade suficiente para suas necessidades. Por isso, o tema do Dia Mundial da Alimentação de 2019 é “Dietas Saudáveis para um Mundo de #fomezero”, um estímulo à reflexão sobre o equilíbrio que a alimentação saudável deve ter. E uma alimentação saudável é chave para a prevenção de várias doenças, inclusive o câncer de mama, tão falado neste Outubro Rosa.
O nutricionista Leone Gonçalves afirma que com mudanças na alimentação e nos hábitos é possível reduzir a incidência da doença. “O consumo exagerado de carnes gordurosas, alimentos ultra processados, defumados e ricos em gorduras saturadas e trans oferece um grande risco para o aparecimento do câncer”, informa. Leone aponta que alguns grupos alimentares têm o potencial de ajudar na prevenção do câncer. “Alimentos fonte de ácidos graxos polinsaturado (ômega 3 e linoléico conjugado), vitaminas A, C, E, assim como folato e selênio têm o potencial de prevenir o câncer. Alimentos chamados fitoquímicos, como frutas, vegetais, grãos integrais também parecem atuar na prevenção e controle desta patologia”, diz.
O nutricionista cita estudos realizado pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, que listam alguns alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer de mama quando consumidos regularmente.
“A cenoura é um deles. O estudo aponta que devido ao betacaroteno, que protege o DNA contra a oxidação e evita a formação de radicais livres, o risco de contrair câncer reduz em até 17%”, informou Leone. O nutricionista cita, ainda, o romã, uma fruta que no Brasil costuma ser pouco aproveitada. “Segundo o estudo, o elagitanino, presente na romã, inibe a produção de estrógeno, hormônio que alimenta as células cancerosas”, aponta Leone.
O nutricionista fala que vegetais como brócolis, couve-flor e o repolho também são alimentos parceiros na luta da prevenção contra o câncer de mama. “O sulforano, presente no brócolis e vegetais de folha verde escura, pode combater as células cancerígenas do organismo”, defende.
A framboesa e a amora, conforme a explicação de Leone Gonçalves, baseado no estudo da Harvard Scholl, possuem fitonutrientes anti-cancerígenos que desaceleram o crescimento de células pré-malignas. “Peixes de águas profundas também são aliados contra o câncer. O ômega 3, presente em animais de águas profundas salgada, como salmão e sardinha, atua desestruturando uma parte da membrana celular, o que impede o crescimento de tumores”, completa o nutricionista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.