Dicas de nutrição que todo homem deve saber

270

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pelo Ministério da Saúde com 6.141 homens, 1/3 afirmou não ter o hábito de ir ao médico. Destes, 55% disseram que não precisavam. A pesquisa Vigitel 2015, também do Ministério da Saúde, mostrou que os homens não adotam hábitos saudáveis: 57% têm sobrepeso e 18% deles estão obesos, 25% consomem bebida alcóolica e o tabagismo também é mais frequente entre homens; 13% deles fumam1. Para ajudar os homens de todas as idades a viver melhor e de forma mais saudável, a nutricionista Amanda Bellodi Gerbasi dá algumas dicas de nutrição.
“É importante reduzir o consumo excessivo de álcool; praticar exercícios – que sejam 40 minutos todos os dias de caminhadas, dança, corrida ou bicicleta; evitar industrializados: vamos descascar mais e desembalar menos”, convidou a nutricionista, elencando mais algumas medidas que ajudam os homens a ter mais saúde.
Aumente o consumo de proteínas. Elas auxiliam na promoção do crescimento muscular e na saúde em geral, principalmente quando são associadas às atividades físicas como os exercícios de resistência. Para melhorar a sua alimentação com foco em músculos mais saudáveis, a nutricionista também recomenda buscar fontes de proteínas completas, incluindo peixes, carnes magras, ovos e produtos lácteos.
Consuma mais vitaminas C e E. A inflamação crônica, que é em grande parte determinada pelos nossos hábitos alimentares, é um dos principais fatores no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e que estão entre as principais causas de morte por doença entre os homens brasileiros. Por isso, consumir nutrientes saudáveis, incluindo vitaminas C e E (dois dos antioxidantes mais potentes), pode ajudar a reduzir os níveis de inflamação e estresse oxidativo e, com isso reduzir o desgaste e a lesão das suas artérias coronárias.
Consuma frutos do mar. Os ácidos graxos ômega 3 encontrados no salmão e na sardinha, por exemplo, são fundamentais para ajudar a reduzir a inflamação associada à obesidade, demência, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard mostrou que comer cerca de uma a duas porções de peixe por semana reduz o risco de morrer de cardiopatia em 36%. Opte por peixes que possuam cores fortes em suas carnes, incluindo salmão, atum, sardinha e anchova.
Pegue leve com os carboidratos refinados. Trocar os carboidratos refinados por grãos integrais é uma das maneiras de consumir fibras que contribuem para aumentar a saciedade e, desta forma, auxiliar tanto no controle do peso como por consequência na redução do risco de diabetes tipo 2. A insulina, que resulta do excesso de açúcar no sangue, pode aumentar os níveis de inflamação cerebral e potencialmente contribuir para a lesão dos seus vasos sanguíneos. Este dano aos vasos sanguíneos é um importante contribuinte para a perda cognitiva, demência e doenças como o Alzheimer. Para ajudar a diminuir estes riscos, Amanda recomenda reduzir o consumo de carboidratos refinados provenientes de alimentos muito processados, como as bolachas recheadas e as bebidas açucaradas como os refrigerantes.
Verifique seus níveis de vitamina D. Apropriadamente chamada de “vitamina do sol”, a maior parte do nosso consumo de vitamina D é produzida pelos nossos corpos em resposta à exposição solar. No caso dos homens brasileiros, apesar do nosso país possuir um clima favorável, 99,6% dos homens possuem carência da vitamina.
“Acredito que dois grandes problemas desses homens também são o álcool e o não fracionamento da alimentação ao longo do dia. O álcool é altamente consumido pelos homens e não deixa de ter seu malefício. Além de ser muito calórico, em grandes quantidades é altamente tóxico e contribuiu muito para uma má qualidade da saúde”, encerra Amanda. (RM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.