Funep tem novos desafios

300

A nova Diretoria Executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep) já chegou com fôlego para inovar e implementar mudanças, como a parceria com o Núcleo em Educação à Distância da Unesp (NEaD) para oferecimento, pela Funep, de eventos na modalidade em Ensino à Distância. A parte burocrática de celebração da parceria foi concluída e, no momento, dois cursos estão sendo finalizados e estarão disponíveis na área de empreendedorismo. Quem informa é a diretora presidente da Funep, Maria Cristina Thomaz.
Segundo ela, a Diretoria atual assumiu a Funep em 20/12/2017 e, até o momento, após três meses de trabalho, as principais mudanças implementadas foram administrativas, no sentido de criar processos para melhoria da eficiência da Fundação. “Foram feitas mudanças na forma de realização de compras de bens permanentes e de custeio, para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, buscando reduzir problemas contábeis e fiscais além de trabalhos desnecessários dos colaboradores. Também foram tomadas medidas na gestão dos convênios médicos e odontológicos de grupos de usuários administrados pela Funep”, explicou Cristina.
Maria Inez Spagnoli Geraldo Martins, também da Diretoria Executiva, complementa que as gestões antecessoras tiveram ações importantes relacionadas à equipe de colaboradores, informatização da Funep e gestão de qualidade, com certificação ISO 9001/2008. “Entretanto, no momento, os principais desafios dessa gestão são ações para que se efetive a migração da certificação de qualidade para a versão ISO9001/2015; efetivar a integração de todos os setores no sistema de informática, de modo a aumentar a eficiência dos processos administrativos; buscar atuação mais proativa da Funep na captação de novas parcerias para desenvolvimento de projetos de pesquisa, eventos, publicações de livros e materiais didáticos, que é a missão da Funep; e modernizar a forma e melhorar a abrangência da divulgação de cursos e eventos utilizando a estrutura de informática instalada”, disse Maria Inez.
A a Funep atua na promoção de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização; organização de eventos científicos e na divulgação do conhecimento por meio da edição e comercialização de livros, apostilas e outros materiais de interesse para cursos de graduação, pós-graduação e do setor produtivo. “Uma importante atuação da Funep é na gestão de projetos e, nesse sentido, mantém parceria com empresas públicas e privadas e instituições de ensino e pesquisa. Atualmente a Funep gerencia 681 projetos envolvendo 130 empresas financiadoras e 115 docentes da FCAV e de outras instituições de ensino e/ou pesquisa. O fluxo médio de novos projetos tem sido em torno de 300 por ano. Outra área de atuação importante é a gestão de eventos e cursos de extensão/aperfeiçoamento/especialização, ministrados por docentes da FCAV e de outras instituições. Nos anos de 2016 e 2017 foram organizados, pela Funep, 146 eventos que contaram com 11.452 participantes”, encerraram as representantes da Diretoria Executiva da Funep.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.