Funep tem seu Sistema de Gestão da Qualidade recomendado para a certificação na versão 2015 da ABNT NBR ISO 9001

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Nos dias 19 e 20 de junho de 2018 a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão – Funep foi submetida a uma auditoria em seu sistema de gestão da qualidade pela DNV GL, uma das principais empresas de certificação do mundo.
Organizações certificadas pela versão ISO 9001:2008 devem fazer a transição até setembro de 2018. Três meses antes do término deste prazo a Funep assegura sua recomendação.
O processo de auditoria é realizado como parte formal para se obter ou manter uma certificação. No caso da Funep, cujo Sistema de Gestão da Qualidade já é certificado desde junho de 2013, o principal objetivo da auditoria realizada em junho era verificar a conformidade com a nova versão da norma: ABNT NBR ISO 9001:2015. Adicionalmente, avaliar a efetividade de seu sistema de gestão no atendimento de requisitos estatutários, legais, regulatórios e contratuais, de todos os seus stakeholders (partes interessadas).
Concluída a auditoria, e após a emissão e aprovação de relatórios, o nome da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão foi recomendado, pelo auditor externo, junto ao Organismo Certificador. Findado os trâmites burocráticos, em breve o certificado na versão ISO 9001:2015 deverá ser emitido, em favor da Funep.
Entendendo um pouco mais:
A norma ISO 9001 fornece um modelo padronizado para um sistema de gestão da qualidade que foca a eficácia dos processos, a fim de se alcançar resultados desejados.
A norma adota uma abordagem de processo, destacando requisitos, valor agregado, eficácia, desempenho dos processos e melhoria contínua, por meio da medição dos objetivos.
As versões anteriores da norma ISO 9001 foram adaptadas para as indústrias de manufatura e exigiam uma grande documentação do sistema. A versão atual é mais genérica e é bem aplicável a qualquer organização, independentemente do tipo, tamanho e produtos fornecidos.
A NBR ISO 9001 é pautada em princípios de gestão da qualidade. São eles: foco no cliente; liderança; engajamento das pessoas; abordagem de processo; melhoria; tomada de decisão baseada em evidência; gestão de relacionamento.
O que a Funep tem feito para alcançar reconhecimento de chancelas tão importantes? Desde a sua fundação, em 28 de novembro de 1979, a Funep não tem medido esforços para oferecer produtos e serviços de qualidade, que atendam às necessidades e requisitos de seus clientes no que diz respeito ao gerenciamento de projetos de pesquisa e de serviços, realização de eventos, editoração, impressão e comercialização de livros e serviços.
A busca pela melhoria contínua é permanente. Gerenciar todos os processos, compreendendo a maneira como eles se inter-relacionam, permite que a Funep planeje e implemente ações para abordar riscos e oportunidades, estabelecendo base sólida para o aumento da eficácia do seu sistema de gestão.
A manutenção da certificação é uma ratificação do padrão de qualidade dos serviços oferecidos pela Funep aos seus clientes, há quase quatro décadas. Para a Diretoria Executiva da Fundação, este resultado só foi alcançado graças ao esforço, empenho e dedicação de cada membro da Família Funep.
(Assessoria de Imprensa Funep)

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