Hematologista do HMSI alerta sobre estoques baixos do Hemocentro de Ribeirão Preto

226

Doar sangue é uma atitude de generosidade que salva vidas. Até aí, nenhuma novidade. Acontece que a doação nunca se fez tão importante como agora. “O receio da infecção pelo novo coronavírus tem impactado diretamente os estoques dos bancos de sangue. Com medo da contaminação, as pessoas têm doado menos durante a pandemia. O resultado é uma redução nos estoques de sangue disponíveis no Hemocentro de Ribeirão Preto”, alerta a hematologista do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Dra. Sarah Cristina Bassi, médica do HMSI e da Unimed Jaboticabal.
O Hemocentro é responsável por coletar, processar e distribuir sangue, hemocomponentes e hemoderivados para hospitais de toda a região, inclusive para o Hospital e Maternidade Santa Isabel, de Jaboticabal.
De acordo com as informações da Dra. Sara, o Hemocentro adota protocolos sanitários rígidos para evitar a contaminação pelo coronavírus e permitir que tanto novos doadores como os regulares doem de forma segura.
“Existe todo um cuidado que é feito com distanciamento, higienização, agendamento para que não haja excesso de pessoas. As cadeiras estão separadas ou isoladas para que as pessoas fiquem longe uma das outras.”, afirma a médica.
A situação dos estoques de sangue pode ser acompanhada diariamente no site do Hemocentro de Ribeirão Preto. No dia 28 de agosto, por exemplo, os tipos sanguíneos com maior defasagem entre o número de bolsas de segurança e o número de bolsas em estoques eram o O negativo e o O positivo. Das 341 bolsas de sangue de segurança necessárias para o tipo O positivo, o Hemocentro só dispunha de 103 bolsas.
Vale lembrar que doar sangue não traz nenhum prejuízo à saúde. A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.