Pele olesosa: mitos e verdades

216

Muitas pessoas pensam que pele oleosa não precisa hidratar, que é só limpar. Será que é verdade? A Dra. Tatiana Santos Dias Sicca, expert no assunto, fez uma lista do que é mitos e do que é verdade quando o assunto é aquela tez que brilha.
A pele oleosa tem mais tendência a ter acne. Verdade! “A pele oleosa cria um ambiente favorável ao crescimento de bactérias e aumenta o bloqueio dos poros – provocado pela secreção sebácea excessiva. Devido a essas duas características, as lesões de acne se formam com maior facilidade”, explicou a médica.
Pele oleosa tende a ter menos rugas. Verdade! “É uma particularidade deste tipo de pele, na qual o aparecimento de rugas finas é menor, retardando os efeitos do tempo. Por isso, iniciar tratamentos com produtos antiaging mais cedo fará com que o surgimento das linhas de envelhecimento seja ainda mais tardio”, informou.
Quem tem a pele do rosto oleosa tem a pele do corpo também oleosa. Mito! “Apesar de possui maior oleosidade no rosto não necessariamente a pessoa apresentará esse aspecto em outras partes do corpo. A maioria das pessoas possui a pele do corpo seco e a face oleosa, que é a área de maior concentração de glândulas sebáceas”, explicou a Dra. Tatiana.
Quem tem a pele oleosa tem o cabelo oleoso. Verdade! “As áreas mais ricas em glândulas sebáceas, estão na face, no couro cabeludo e na parte superior do tronco. Por isso, quem apresenta pele oleosa tem mais chance de ter as madeixas com o mesmo problema, e vice-versa”, salientou a médica.
Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto mais vezes. Mito! “Não se deve lavar o rosto mais do que duas vezes ao dia, a não ser que sinta muito incômodo. Repetidas lavagens não resolvem o problema. O que se sugiro é o uso de sabonetes específicos pela manhã e ao deitar, já que esses produtos, em geral, têm compostos que auxiliam na redução da oleosidade, diminuindo o brilho. E na hora de lavar o rosto lembre-se: a água quente resseca a pele, enquanto a fria mantém a hidratação natural”, indica.
Peles oleosas também devem usar hidratante e filtro solar. Verdade! “A pele oleosa não dispensa o uso de hidratantes. O principal a se pensar é o veículo a ser utilizado. Se o hidratante em sérum se adapta com maior facilidade, a dica é apostar em produtos que promovam a sensação de toque seco. O protetor solar também deve ser usado na versão oil free ou toque seco e de rápida absorção. O mais importante é que o paciente faça uma higiene adequada antes de dormir para remover todos os excessos de produtos.
Esfoliar a pele oleosa ajuda a remover cravos e desobstruir poros. Verdade! “A esfoliação remove a camada mais superficial da pele e, por consequência, desobstrui os poros. Já a remoção de cravos na face, redução do brilho e da oleosidade são apenas momentâneas. O que realmente destrói os cravos são os produtos comedolíticos (derivados de ácido retinóico) prescritos pelo seu médico”, apontou a Dra. Tatiana.
Existem alimentos que deixam a pele ainda mais oleosa. Verdade! “A alimentação também pode influenciar na oleosidade da pele. Alguns alimentos estimulam a produção de secreção pelas glândulas sebáceas. A maioria das pessoas percebe relação entre o surgimento de acne com períodos de excessos alimentares de doces, alimentos gordurosos e derivados de leite”, elencou ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.