Lowcarb e jejum intermitente: estratégias para emagrecer com saúde

209

Na busca desenfreada pelo emagrecimento surgem as mais loucas dietas restritivas, deixando de cabelo em pé os eternos defensores da reeducação alimentar. Duas dietas restritivas, no entanto, têm o aval de muitos nutricionistas e de alguns médicos: a lowcarb (baixo carboidrato) e o jejum intermitente. A lowcarb é uma estratégia que tem se tornado estilo de vida de muitos pessoas. “Ela consiste em baixar consideravelmente a ingestão de carboidratos, fazendo assim com que os picos de insulina se mantenham estáveis no organismo, corrigindo a resistência insulínica, que é o motivo de muitas pessoas estarem adquirindo diabetes e sofrendo com sobrepeso”, explicou a Dra. Bruna Marisa Soares, endocrinologista de Belo Horizonte.
Segundo ela, o jejum intermitente, embora seja praticado há milênios, até hoje é cercado de mitos e dúvidas. Seu objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura, que são armazenadas no organismo ao longo dos tempos. “Quando nos alimentamos, o organismo começa a dar um destino para a energia absorvida em forma de glicose. Para tanto, ele ativa a insulina, responsável por colocar esse açúcar para dentro das células. A energia que não será utilizada pelas células é armazenada pela insulina em forma de gordura”, lembrou a Dra. Bruna.
Ela fala que um dos métodos preferidos entre os praticantes de jejum intermitente é o Lean Gains, no qual o período de jejum é de 16 horas e a janela de alimentação é reduzida para oito horas. “Ele é feito da seguinte forma: pula-se o café da manhã depois de ter feito a última refeição na noite anterior por volta de 22h. O almoço deverá ser às 12 horas. Pode ser também pulando o jantar, com a primeira refeição às 7h e a última, às 15h”, disse.
A Dra. Bruna lembra, no entanto, que se ficamos um longo período sem comer, não devemos imediatamente provocar um aumento brusco de insulina logo na primeira refeição pós-jejum. “Um dos maiores erros que as pessoas que fazem o jejum intermitente cometem é achar que podem comer de forma normal qualquer alimento nos períodos em que não se está em jejum. Deve-se manter estáveis os níveis de insulina, então a pessoa deve ingerir proteínas, gorduras boas e vegetais, evitando carboidrato e açúcar. Para quem quer perder peso, o correto é manter qualquer estilo lowcarb durante todo o período da janela de alimentação”, informou.
A endocrinologista diz que são muitos os benefícios do jejum intermitente, entre eles a reparação das células do intestino; melhora da saúde cardíaca; mais disposição, longevidade, saúde e clareza mental. “Melhora também a resistência insulínica e, consequentemente, o controle da glicemia, tratando assim o paciente diabético e aquele que está caminhando para tornar-se um diabético”, completou.
Para a médica, a estratégia lowcarb atrelada ao jejum intermitente é absolutamente indicada para pacientes diabéticos e para a perda de peso. “A dieta ideal é aquela que o paciente consegue ter boa adesão. Na consulta e fazendo o recordatório alimentar, teremos condições de indicar a dieta que mais se adapta a cada perfil de paciente.”, diz a Dra. Bruna, lembrando que a lowcarb é contraindicada para crianças e gestantes e idosos só podem fazer com acompanhamento médico e nutricional minucioso. “Os diabéticos também se beneficiam muito dessa dieta, mas antes de iniciá-la, o paciente deve consultar seu endocrinologista, para ajustes de medicações orais e insulina”, encerrou ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.