Os arquitetos orientam-nos que luzes indiretas são mais aconchegantes; cansam menos.

Sempre gostei de arandelas e velas, justamente, por nos oferecer esse sentimento de intimidade. Iluminam os ambientes sem exageros, sem saturar a mente.

Tal como a lanterna que lança sua luminosidade em um lugar somente, orientada por nossas mãos.

Lembro-me dos lanterninhas do cinema! Quando chegávamos atrasados eles nos orientavam, na escuridão, os lugares vagos, com seus fachos de luz. Não era preciso acender todas as luzes da sala para encontrar o nosso lugar. Vocês hão de concordar que seria um terrível desconforto para todos, caso isso acontecesse.

O mesmo ocorre com as luminárias externas das casas. Às vezes, são colocadas perto da porta de entrada; outras, acompanhando o caminho até a porta, dão uma suave visibilidade e uma estética agradável.

O Sol é outro exemplo… Fornece a claridade ao nosso planeta, contudo é extremamente danoso aos nossos olhos se nos dirigirmos, diretamente para ele, pois pode nos cegar, tal a intensidade de sua luz.

Podemos, também, pensar nas luzes do carro quando viajamos à noite.

A luz alta que vem em direção contrária à nossa, atrapalha por demais a visibilidade que temos da estrada, podendo ser causa de acidente. É regra e também educação, o motorista, ao cruzar com outro carro, abaixar o farol.

Dessa forma, podemos pensar em relação às palavras que dirigimos ao outro.

Dependendo do uso que faço delas, posso mais prejudicar uma pessoa do que auxiliá-la.

É preciso cuidado, sabedoria, generosidade e consciência ao falarmos a seu respeito…

Não dá para dizer o que deseja, e depois, pedir desculpas. Uma pedra, uma vez lançada, não tem como voltar… Não é assim que nos ensinam? Os estragos já foram feitos.

Daí o cuidado que devemos ter em nossas relações pessoais. Ser gentis e educados são caminhos mais seguros para se atingir objetivos.

Pode-se, sim, clarear lugares que permanecem escuros para o outro, com palavras delicadas.

É necessário sempre saber escolher: Ser um “fator de soma” na vida das pessoas ou, uma bomba explosiva que deixa fragmentos e rachaduras onde cai.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.