Médica elenca os cuidados que devem ser adotados na depilação

289

“Cuidados na depilação com cera, seja no verão ou inverno! Independentemente da época do ano, estes cuidados são essenciais”. Quem afirma é a médica Dra. Tatiana Santos Dias Sicca. Segundo ela, na hora da depilação com cera, alguns cuidados são necessários para evitar irritações, pelos encravados, manchas e amenizar a dor durante o processo.
A médica aponta seis hábitos que são essenciais para prevenir problemas:
1) Esfoliação antes e depois da depilação
A esfoliação é um meio para se combater os pelos encravados. Por isso, deve ser feita antes da depilação, como forma de prevenção. Logo após a depilação deve ser evitada pois a pele estará muito sensível. Porém, depois de alguns dias, com a pele recuperada da agressão da depilação, é possível retomar este passo na rotina de cuidados. Invista em produtos eficientes, mas que sejam delicados, uma vez que, se a esfoliação for muito agressiva, pode deixar a pele mais sensível e vulnerável a infecções e manchas.
2) Hidratação para a saúde da pele, mas com cuidado
Manter a hidratação diária da pele é essencial para manter sua saúde e equilíbrio. Porém, antes de se depilar com cera, evite usar cremes ou óleos densos, já que eles podem dificultar a remoção dos pelos pela cera.
3) Proteger e evitar a exposição ao sol
Evite tomar sol no mesmo dia em que for depilar. A pele bronzeada fica mais sujeita a manchas pós-depilação e tende a ficar mais ressecada. O ressecamento pode deixar a pele ainda mais sensível, aumentando as chances de dores na hora da remoção e vermelhidão. Depois da remoção dos pelos, a pele estará sensibilizada e, por isso, deve ficar protegida da radiação solar também. Ou seja, não deixe de usar o filtro solar adequado para sua pele.
4) Uso de roupas confortáveis
Roupas muito apertadas favorecem o atrito na pele, deixando-a mais sensível. Dessa forma, as dores durante a depilação podem ser maiores, além da chance de pelos novos nascerem encravados. Opte por roupas mais larguinhas e confortáveis, de tecidos naturais, como o algodão, para que a pele respire.
5) Banho, antes e depois da depilação
Antes de depilar, um banho de água morna, para ajudar a abrir os poros e reduzir a quantidade de micro-organismos presentes na superfície da pele. Assim, os pelos saem com mais facilidade e menos dor, além de diminuir os riscos de infecções. Também é indicado que a região depilada seja lavada, novamente, após o procedimento com sabonete antisséptico, garantindo uma maior proteção.
6) Suspender o uso de cremes ou ácidos para tratamento de estrias ou celulite
Cremes a base de ácido retinóico e outros ácidos sensibilizam a pele e devem ser suspensos uma semana antes da depilação. O ideal é esperar o mesmo período para retomar o uso. Produtos a base de álcool também devem ser evitados no pré e pós depilação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.