Mercado observa a importância do profissional de meio ambiente nas organizações

334

A palavra sustentabilidade já vem sendo regra em muitos setores. Há preocupação crescente com a manutenção dos recursos naturais está modifocando o mercado e trazendo um novo profissional, que cada vez mais está tornando-se indispensável: o profissional de meio ambiente.
Danilo Leal, coordenador de cursos da área de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho do Senac Jaboticabal, explica que as alterações sociais e econômicas impõem diversas mudanças ao mundo corporativo a fim de atender às novas necessidades do mercado com sucesso. Entre elas, gerir os negócios com criatividade e sustentabilidade, prática que se tornou essencial para que a organização se mantenha competitiva e atualizada.
“Com as modificações na forma de agir das empresas, o novo olhar para as questões ambientais ganhou destaque. O aumento da conscientização da forma de consumir fez as organizações, públicas ou privadas, buscarem maneiras de corresponder às expectativas e se adequar aos propósitos”, comenta o docente.
Segundo ele, no entanto, a adaptação das companhias a essa realidade deve contemplar o crescente interesse na forma como os produtos e serviços são produzidos, utilizados, descartados e também como afetam o meio ambiente. Considerando que é possível desenvolver um país econômica e socialmente voltado para a proteção do ecossistema, as organizações devem atender às legislações e realizar processos com respeito ao meio natural, controlando seus aspectos ambientais e minimizando os impactos negativos.
“Para nortear o novo modelo de gestão, as companhias devem se basear na norma NBR ISO 14001, que estabelece requisitos para a condução de sistemas de gestão ambiental (SGAs). Porém, ela não define a forma e o grau de alcance, permitindo que as empresas desenvolvam suas próprias soluções para o atendimento das exigências”, diz, lembrando que neste cenário, com o intuito de melhorar as condições para a população e atender aos requisitos normativos, é imprescindível especializar pessoas que tenham interesse em participar de operações efetivas de mudanças corporativas. Identificação e controle de aspectos ambientais, redução dos impactos no meio natural, agilidade no processo de licenciamento ambiental e ações educativas na área são alguns dos exemplos proativos.
“Como resultado, mais adiante vivenciaremos as mudanças que estamos semeando hoje. As companhias estarão mais competitivas e conscientes; os consumidores, mais satisfeitos; o meio ambiente, mais preservado; e os trabalhadores, mais aptos e eficazes para corresponder às expectativas do mercado e crescer com sustentabilidade”, encerrou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.