No auge do calor, médica indica alguns cuidados para um verão mais saudável

290

O calor está mais forte do que nos anos anteriores? Os meteorologistas dizem que sim e a sensação das pessoas confirma. E embora o verão seja, sem dúvida, a estação mais aguardada do ano por um grande número de pessoas, o calor norma;mente já requer uma asérie de ações e, exacerbado como está, requer ainda mais cuidados.
Praia, piscina e viagens animam os brasileiros, porém, devido ao aumento das temperaturas, radiação solar e desidratação alguns cuidados com a saúde devem ser redobrados. Para facilitar essa tarefa, a médica dermatologista e com formação em Medicina Antroposófica (que enxerga o ser humano de maneira holística, como um ser total, completo e que não deve ser olhado isoladamente em suas doenças ou na cura) Thaís Ribeiro separou algumas dicas especiais para que o verão seja tranquilo para todos.
A primeira dica é uma que não se limita ao verão: beba muita água. Nesta época do ano, no entanto, nosso organismo tende a perder mais líquidos e sais minerais, já que transpiramos em maior quantidade para manter a temperatura do corpo controlada, o que pode causar distração. Consuma pelo menos dois litros de água e evite o excesso de bebidas alcoólicas ou refrescos muitos doces, já que eles podem acelerar o processo de desidratação.
Alimentação rica em frutas, verduras e legumes também é indicada. “É sempre bom optar por uma alimentação mais leve (menos energética) e por alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, que fornecem um reforço necessário para o nosso organismo, evitando várias doenças”, comenta a Dra. Thaís, lembrando que a Medicina Antroposófica se preocupa até mesmo com a origem dos alimentos, preconizando a saúde única e uma relação saudável e harmoniosa entre ser humano, animais e natureza.
Evite o sol entre das 10h às 15h. Este é o período de maior radiação solar, por isso é bom evitar ficar exposto ao sol durante esse horário, já que os riscos de queimaduras e câncer de pele aumentam. Além disso, enquanto estiver exposto, use protetor solar. Utilize o protetor sempre 20 minutos antes de sair de casa. Além disso, ele deve ser reforçado a cada duas horas, principalmente se você estiver na praia ou na piscina.
A Dra, Thaís acrescenta que crianças de dois a 12 anos devem usar fotoprotetor infantil. “Podem ser usadas também roupas, bonés e chapéus com tecidos que protegem contra raios UVA e UVB. A dica é não só para as crianças, mas em todas as idades”, sugere a dermatologista.
A médica adverte que não podemos esquecer que mesmo na sombra de àrvores e guarda-sóis estamos expostos à radiação solar através do reflexo da água do mar ou piscina, da grama ou da areia, e, portanto, sujeitos da mesma forma a queimadura, o que acontece até mesmo em dias nublados.
No verão, mesmo fora da praia, cachoeira, rios e piscina, abuse dos acessórios: chapéus, bonés e óculos são muito bem-vindos. Sapatos abertos e roupas leves também são aliadas, de preferência as roupas claras, que ajudam a evitar a radiação solar, evitando doenças.
Importante também lembrar dos cuidados com idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos e pressão alta, já que eles estão mais suscetíveis aos problemas causados pelas altas temperaturas.
Aproveite o verão para se divertir, melhorar seus hábitos e praticar atividades físicas. Mas não esqueça da saúde, principalmente se fizer parte de grupos de risco, que exigem cuidados ainda maiores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.