O desafio de manter a forma ficando em casa o dia todo

18

O distanciamento social que está mantendo as pessoas em casa, a fim de evitar a contaminação do coronavírus, está trazendo além de saudades dos familiares e amigos um outro inconveniente: o aumento de peso! A nutricionista Carina Regolatt observou que ficar em casa sem comer o tempo todo está sendo um desafio para muitas pessoas. “Pensando que nosso ato de comer é totalmente influenciado pela nossa emoção, em tempos de ansiedade por causa da pandemia , excessos e compulsões estão ocorrendo com frequência. Então, uma dica é tentar não perder a rotina, mesmo estando em casa. Tente seguir os horários de refeições praticados anteriormente. Na hora da compra, não coloque guloseimas ou alimentos ultra processados no carrinho, pois são exatamente eles que procuramos na hora da ‘fome emocional’. Não esqueça de beber água. Manter o corpo hidratado também ajuda diminuir as compulsões”, sugeriu.
Carina lembra a importância da atividade física. “Não deixe de fazer sua atividade física mesmo estando em casa. Durante o exercício físico, liberamos hormônios que trazem sensação de prazer, felicidade. Antes de começar a comer se pergunte: estou com fome realmente? Qual foi a minha última refeição? Lembre-se que a fome física acaba após o consumo do alimento escolhido e em pequena porção, já a fome emocional é insaciável. Ou seja, você irá comer provavelmente vários alimentos e em quantidades maiores e nada irá satisfazê-lo. O consumo de alimentos após fome emocional trazem arrependimento e gera mais ansiedade, por isso, cuidado. Reflita antes, e não após a escolha ou ato de comer”, orienta.
Segundo a professora de Nutrição Cristiane Botelho, é uma boa hora de compensar os abusos com o consumo sucos funcionais, que, além de refrescantes, são uma opção prática e rápida que trazem diversos benefícios para a saúde. “Eles são ricos em nutrientes que regulam as diversas funções do organismo, contribuindo com a imunidade e equilíbrio de todo o corpo, além de auxiliar na diminuição da retenção de líquidos que causam o inchaço”, salientou Cristiane.
Ela sugere beber um copo de suco pela manhã ou na hora do lanche. “Além de refrescante, pode ser um bom complemento na quantidade de frutas e vegetais ingeridos na sua alimentação. A nutricionista explica ainda que, para melhorar a quantidade de fibras no suco, é indicado incrementar a receita com linhaça, chia, farelo de aveia ou gérmen de trigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.