O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, autuou na segunda-feira, 17 de julho, o Auto Posto The One Service Ltda, que fica na avenida Eduardo Zambianchi, na Vila Industrial. O maior erro encontrado pelos fiscais na hora do abastecimento foi a falta de 1809 ml a cada 20 litros abastecidos. Foram apreendidos os componentes eletrônicos com suspeita de fraude.

IPEM encontra indícios de fraude em posto de combustível na Vila Industrial, em Jaboticabal

Esta ação integra a Operação “Olhos de Lince”, que tem o objetivo de realizar o combate às fraudes na quantidade de combustível, que lese o consumidor e o Estado. O IPEM-SP irá identificar a empresa que realizou a manutenção das bombas, que passará por processo administrativo. Será solicitado o descredenciamento da oficina junto ao Inmetro, impossibilitando a prestação de serviço no país. O posto com irregularidade terá dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Diariamente, as equipes de fiscalização do IPEM-SP verificam as bombas dos postos de combustíveis dos municípios do Estado de São Paulo por meio das suas 14 regionais no interior, litoral e Grande São Paulo e mais quatro nas regiões norte, sul, leste e oeste da capital. De janeiro de 2017 até maio, o IPEM-SP, durante as ações de rotina, fiscalizou 4.912 postos de combustíveis no Estado de São Paulo. Foram verificadas 56.515 bombas de combustíveis com 3.147 reprovações

Em 2017, de janeiro até maio as equipes do instituto fiscalizaram, durante a operação especial, 166 postos de combustíveis, verificaram 2.456 bombas e 438 foram reprovadas. No total, ocorreu a apreensão de 257 placas, 215 pulsers, oito fiações. Neste mesmo período, foram emitidos 68 autos de infração contra as oficinas credenciadas.

O posto nos encaminhou uma nota à imprensa, que reproduzimos na íntegra a seguir: “1) O Auto Posto The One Service Ltda foi adquirido pelos atuais proprietários depois de que estava completamente construído e com todos os equipamentos instalados, sendo certo que sempre obteve todas as licenças governamentais para o exercício da atividade de posto de combustíveis; 2) O posto, desde a sua inauguração, sempre passou por todas as fiscalizações de todos os órgãos reguladores, em especial IPEM, ANP, Cetesb, Vigilância Sanitária, entre outros e, em todos os casos, NUNCA apresentou qualquer irregularidade ou descumprimento de qualquer norma inerente à sua atividade empresarial; 3) A interdição de alguns equipamentos realizada pelo IPEM no último dia 17/07/17 se deu por mera cautela do referido órgão, lastreada em meros indícios de falha mecânica, como é possível constatar do próprio Auto lavrado por aquele Órgão. O ato realizado pelo IPEM abrangeu somente uma parte das bombas do posto, o que por si só demonstra que nunca houve qualquer agir fraudulento por parte do posto; 4) O Auto Posto The One Service Ltda sempre prezou, e continuará prezando, pela satisfação de seus clientes, razão pela qual sempre seguiu à risca todas as normas inerentes à sua atividade, reafirmando, portanto, seu compromisso de honestidade e prestígio ao cliente, repudiando qualquer fraude, de qualquer natureza, em especial contra o consumidor.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.