Peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Carmo

480

Receber a imagem de Nossa Senhora em casa é uma honra para os católicos e é o que tem acontecido desde o dia 6 deste mês, quando 76 imagens foram entregues a representantes de 72 grupos. O destino são as famílias que se reúnem para rezar. Normalmente os grupos se organizam para que a imagem passe um dia em cada casa, porém têm liberdade de realizar essa missão conforme as possibilidades. Após 30 dias de peregrinação, as monjas do Mosteiro “Flos Carmeli”, com a ajuda da comunidade, concluem a peregrinação com uma celebração do retorno das imagens e a Coroação de Nossa Senhora, no dia 5 de julho, às 19h30, nos jardins do Mosteiro.
“A celebração é realizada na frente do Mosteiro, para acolhemos a todos que participaram da peregrinação e mesmo aqueles que não puderam. Essa celebração tem um carácter festivo, um encontro no qual podemos agradecer a Deus e Maria, e podemos partilhar as experiências da missão, um momento para aprender, celebrar, bendizer e manifestar o nosso amor e a nossa fé. A peregrinação de Nossa Senhora do Carmo é um trabalho de evangelização em nossa cidade promovido pelo Mosteiro há 38 anos”, explica a monja Silvana Cristina Gameiro.
Segundo a irmã Silvana, a peregrinação não se resume à parte espiritual. “Na Sagrada Escritura vemos que Maria sempre se colocou a serviço dos irmãos, sempre atenta às necessidades do próximo, por isso o gesto concreto que demonstra nossa fé é a Campanha para o Hospital de Amor (novo nome do Hospital de Câncer de Barretos), que acontece junto com a peregrinação e Festa do Carmo, no Mosteiro. Esse ano o Hospital solicitou arroz e nós convidamos o povo de Jaboticabal a colaborar com essa grande obra. Sabemos que não podemos mudar o mundo sozinhos, mas que todos podemos ajudar”, comenta a monja.
A imagem pequena de Nossa Senhora do Carmo sentada com o Menino Jesus nos braços é replica da Imagem que as irmãs holandesas trouxeram para o Brasil, na fundação do Carmelo em 1948. “Então em 1980, inspiradas pela força da oração, as irmãs se desafiaram a organizar essa missão. Mesmo que o estilo de vida no Carmelo seja de clausura, isso não foi impedimento para que o povo se organizasse e, sob a orientação das irmãs, fizesse esse trabalho missionário junto às famílias, ao redor da devoção Mariana que tão forte abraça nosso povo”, contou.
A irmã Silvana lembra que o Carmelo está celebrando seus 70 anos de fundação. “São 70 anos da presença carmelita em Jaboticabal, por isso queremos mais do que nunca abraçar todo esse povo, nossa Diocese e comunidades com nossas orações e carinho, elevando a Deus preces e súplicas por esta terra e por este povo. Que Nossa Senhora do Carmo derrame suas graças, abençoe e proteja todos nós”, regou a monja carmelita.
A novena de Nossa Senhora do Carmo acontece no Mosteiro de 6 a 14 de julho, sempre às 19h30. Dia 15 de julho, celebra-se a Vigília, às 19h30, e no dia 16 de julho, acontece a Missa Solene às 9h, e procissão em direção à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, às 19h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.